quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SANTANA DO MATOS, BODÓ E LAGOA NOVA, MUNICÍPIOS ZONEADOS PELO “MAPA” PARA PLANTIO DE MANDIOCA


Mandioca tubérculo de fácil cultura, adaptabilidade e de alta produtividade na parte serrana do município de Santana do Matos
O Diário Oficial da União (DOU), publicou na segunda-feira, 5, portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), definindo zoneamento agrícola para as culturas de milheto, citros, mandioca, milho, algodão herbáceo, amendoim e goiaba em municípios do Rio Grande do Norte.

Feito o estudo de risco climático levando em consideração a quantidade de chuva, a temperatura e o tipo de solo ideal para atividades agrícolas em diversas regiões do Estado. Na serra de santana, foram indicados: Santana do Matos, Lagoa Nova e Bodó com as melhores condições para o cultivo da mandioca naquela região.

A mandioca é uma planta rústica com ampla adaptação às condições mais variadas de clima e solo. A radiação solar, a temperatura e o regime hídrico são os elementos climáticos que mais influenciam no desenvolvimento da cultura. No Rio Grande do Norte o plantio é recomendado em várias cidades, e a região da Serra de Santana que possui um grande potencial de produção desta planta, tinha ficado de fora do último zoneamento, mas agora após novo estudo as cidades de Lagoa Nova, Bodó e Santana do Matos, foram contempladas e indicadas para o plantio da mandioca -  importante tubérculo, processado é comestível, de extrema importância na culinária brasileira.

O Secretário de Agricultura do Município de Lagoa Nova Wallace Frade, divulgou na mídia local: “essa é uma importante ação do Ministério da Agricultura, pois só com o zoneamento é que o município pode desenvolver Politicas Públicas voltada para a Mandiocultura, por outro lado os agricultores poderão acessar novas linhas de financiamentos e custeios para sua cultura”, afirma Wallace Frade.

SANTANA DO MATOS E SEU DESPERDÍCIO DE ÁREA CULTIVÁVEL
Santana do Matos com seus 1.420 km² quadrados, terceiro maior do Estado, sendo Apodi o segundo com 1.602 km² e Mossoró o mais extenso com 2.110 km², mesmo assim, Santana  com todo o seu território e vocação para agricultura, não existem incentivos nem informações pelo governo municipal, principalmente pela secretaria de agricultura que motivem nossos agricultores ou que retomem nossos índices alcançados de produtividade e valorização de nossos potenciais.

Esses segmentos se preocupam apenas com a politicagem vergonhosa aplicada na zona rural do munícipio, fatos esses, merecedores de análise pela população. De qualquer maneira, vale a pena levar essas informações a zona rural. Não sendo possível a todos os recantos pela Internet, o sindicato rural deveria informar esses fatos em panfletos escritos com devido interesse e obrigação divulgando essas informações, omissões, descaso ou simplesmente fazendo o seu papel, falando simplesmente a realidade e a verdade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário