quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

46 ANOS DA MORTE DE ARISTÓFANES FERNANDES


Hoje 08 de dezembro está completando 46 anos do falecimento do grande líder político de Santana do Matos Aristófanes Fernandes.

Natural de Caraúbas(RN), filho de José Fernandes e dona Dina. Casado com Maria do Céu Pereira Fernandes, a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil. Eram os pais de Paulo de Tarso Pereira Fernandes, advogado e ex-deputado estadual e que recentemente ocupou a chefia da casa civil do Estado.

Em sua trajetória política ocupou os cargos de prefeito municipal de Santana do Matos (de junho de 1948 a maio de 1952), deputado estadual, deputado federal e chegou a ser indicado a senador da república.

A sua administração como prefeito de Santana do Matos foi marcada por importantes obras: construiu escolas na zona rural e urbana, providenciou o terreno para o educandário padre João Teotônio, abriu estradas, construiu a praça Aluísio Alves, calçamento de várias ruas, entre outras.

Além da militância política era um empreendedor, com atuação na área industrial, fundando uma fábrica de borracha do leite de maniçoba. Em 1942, por sua iniciativa começava a extração do minério de scheelita  em minas da região.

Foi um dos responsáveis pela vitória de Aluísio Alves ao governo do estado, na campanha de 1960.
Teve sua carreira política ascendente interrompida de forma prematura, com sua morte no dia 08 de Dezembro de 1965, no Rio de Janeiro.
F: F.Damião

Nenhum comentário:

Postar um comentário