segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

1ª SEMANA DO BEBÊ EM SANTANA DO MATOS

De 14 a 16 de dezembro de 2011 realizou-se em Santana do Matos a 1ª semana do bebê, evento com objetivos de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância.
Promovido pela prefeitura, por meio das secretarias de saúde, educação e assistência social, em parceria com a comissão do pró selo Unicef, a semana do bebê terá como objetivo levar informações à sociedade sobre as fases do desenvolvimento infantil e assim, sensibilizar a sociedade para essa fase de formação pessoal da criança.

A abertura da semana do bebê aconteceu na quarta-feira, 14/12, em todas as unidades de saúde da família, onde estiveram presentes médicos e auxiliares de consultório dentário, como também a equipe do núcleo de apoio a saúde da família composta por fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicológo e nutricionista.

Na quinta-feira, 15,  as equipes desenvolveram nas USF’s, junto com os profissionais e o público alvo que era crianças de 0 a 11 meses e 29 dias, palestras, atendimentos, bate-papo e serviços voltados para fortalecer o crescimento e desenvolvimento dessas crianças, buscando uma melhoria na qualidade de vida delas e na conscientização e orientação das mães para com os seus bebês.

Cada unidade de saúde escolheu o Bebê Estrela da área. Tal seleção se deu a partir da análise dos seguintes indicadores: 1ª visita domiciliar nos primeiros 15 dias de vida, 1ª consulta no primeiro mês, amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, cartão de vacina completo e atualizado, peso, altura e perímetro cefálico compatíveis para idade. A partir da seleção do Bebê Estrela de cada unidade, selecionou-se o Bebê Estrela do município de Santana do Matos.


Cada equipe de saúde responsabilizou-se por premiar seu bebê estrela e o município entrou com a premiação do bebê estrela do município.




 A finalização do evento se deu através de uma caminhada das USF’s Nova Aparecida e Santa Luzia encontrando-se na praça Aluísio Alves, onde estavam todos profissionais de saúde, a articuladora do Pró-Selo Unicef  Elisa Fernandes, a coordenadora de geral de súde Conceição Alves, secretária de asistência social Mª Alice, secretária de educação Mª dos Milagres, coordenadora da vigilância em saúde sâmara Bridget, o representante do conselho tutelar e os membros das USF’s.  
Após a entrega da premiação do “Bebê Estrela do Município”, houve um lanche para todas as mães que participaram e colaboraram com o evento.


Então a seleção foi assim definida:

USF Barão de Serra Branca: João Pedro Anselmo da Silva
USF Santa Tereza: Letícia Gabrielly Souza Silva
USF Nova Aparecida: Jonathan Garcia da Silva
USF Santa Luzia: Ana Letícia Ferreira da Silva
USF São José da Passagem: Natalí Pacheco
USF Assentamento Acauã: Dyeberson Pereira
E a partir dessa seleção, foi escolhido o Bebê Estrela do município João Pedro Anselmo da Silvao João Pedro Anselmo da Silva.

F: Veja mais belíssimas fotos de mães e bebês na praça Aluizio Alves no Blog: 
Santana do Matos em Foco  - Blog Spot - Adicionado ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário