sábado, 5 de novembro de 2011

REVISTAS JÁ DERRUBARAM 5 MINISTROS

REVISTAS JÁ DERRUBARAM 5 MINISTROS
“Em 10 meses, 5 ministros caíram depois de denúncias publicadas em Veja. Fato. Pode-se reclamar, pode-se celebrar, mas o fato é este.” (@willgomes).

Esta frase do jornalista Wilson Gomes retrata bem o que aconteceu no primeiro ano do Governo Dilma. Goste-se ou não da Revista Veja, a derrocada de ministros quase sempre começa por ela. O fato é que este ano já foram quatro os ministros que a revista detonou. Sendo mais correto com a frase de Wilson, foi a partir de denúncias da Isto é que caiu o Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes.

Já escrevi aqui no Acerto de Contas sobre os motivos pelos quais a imprensa dificilmente está errando nos últimos anos. Com os ministérios aparelhados pelos partidos (e isto já acontece desde Sarney), não fica difícil fazer alguma denúncia e outras aparecerem por osmose.

Como a chance de um ministério dado a um partido estar “puro” é zero, basta detonar algum fato que rapidamente o Ministro fica fragilizado.

E como Dilma não demonstra muita tolerância com o aparelhamento e a corrupção que acaba naturalmente aparecendo, a queda de ministros em sequência não deve parar. Começou com Palocci, passou por Alfredo Nascimento, depois por Wagner Rossi, por Pedro Novais e acabou com Orlando Silva. Tirando Palocci, que atuava sozinho, todos os outros estavam no cargo a serviço dos seus partidos: PR, PMDB e PCdoB.

Pode-se até abrir o debate sobre as atitudes de Dilma frente às denúncias e as quedas dos ministros, mas não dá para negar a influência que os semanários estão conseguindo no Brasil.

Particularmente não gosto da Veja, acho as matérias sem uma apuração correta dos fatos. Muitos dos fatos são colocados sem a menor investigação, apenas com denúncias sem muita densidade. Está sempre apostando no acaso das denúncias.

Mas é preciso reconhecer que está acertando.

O mais curioso é que as revistas semanais brasileiras estão assumindo o protagonismo da imprensa. Jornais diários, e principalmente as TV´s, estão a reboque do que aparece por lá. A Rede Globo virou apenas um instrumento de repercussão do que sai na Veja e Isto é. Sua revista, a Época, está cada vez mais insossa.

Como disse o jornalista da frase acima, “Em 10 meses, 5 ministros caíram depois de denúncias publicadas em Veja. Fato. Pode-se reclamar, pode-se celebrar, mas o fato é este.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário