sábado, 19 de novembro de 2011

COMISSÃO DA VERDADE É UM PASSO IMPORTANTE PARA TRAZER A LUZ UM PASSADO OBSCURO

POLÍTICA
Diálogo Socialista
www.dialogosocialista.wordpress.com

 Por Modesto Neto
O Brasil vive neste dia de hoje um momento importante não apenas para eu enquanto estudante de história, mas para todos os brasileiros e brasileiras que prezam pela verdade, pela transparência e pelos direitos humanos que devém ser irrestritamente invioláveis.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (18/11) a lei que cria a Comissão da Verdade que irá investigar as torturas, os desaparecimentos, os crimes e os atos de insanidades que foram praticados durante o Regime Militar (1964 -1985). O país merece a verdade sobre os fatos vivenciado na turbulência deste processo até porque é um verdadeiro crime contra a humanidade um pai, uma mãe, um irmão não saber como ou porquê o seu ente querido teve sua vida ceifada.

Um historiador francês chamado Marc Bloch diz que “a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância sobre o passado” e para a construção de um futuro sobre alicerces sólidos o nosso presente tem que ter o entendimento pleno sobre o nosso passado e hoje damos um passo importante para que os direitos humanos não voltem a ser desrespeitados ou negligenciados no Brasil.

Parabéns a presidente Dilma, aos ministros, militantes, estudantes, ex-presos políticos e todos aqueles que estiveram direta ou indiretamente neste processo. Aos que se foram na luta por democracia fica o nosso luto e a nossa homenagem , mas acima de tudo o compromisso em trazer a luz os fatos de um passado obscuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário