domingo, 16 de outubro de 2011

FERNANDO PEDROZA: UM LUGAR ESQUECIDO PELA ECONOMIA E LEMBRADO PELA POLÍTICA

Fernando Pedroza atualmente é palco de disputa de poder. E os “guerreiros” envolvidos na batalha lutam na alienação por “territórios” que jamais tomarão posse.

Há, contudo, nesse palco lutas que precisam ser travadas, mas no entanto são esquecidas. Por que não se luta promovendo o desenvolvimento econômico e social? É preciso lutar pelo poder, mas essa batalha tem que ser mais produtiva, gerar frutos que beneficiem todos, não o pequeno grupo que assumirá o poder.

O comércio no município de Fernando Pedroza está em decadência, a cada mês ou bimestre se percebe consumidores buscando novos mercados capaz de oferecerem aos consumidores bom atendimento, preço baixo, mercadoria de qualidade e diversidade.

Há consumidores que são atraídos pelo comércio no município de Angicos, outros, porém, preferem irem mais distante, fazendo suas compras em Assú, Mossoró e Natal.
Os comerciantes locais não estão sabendo como superar a concorrência externa. Até a mereda escolar é adquirida no município de Angicos por que os comerciantes não estão preparados para fornecer os produtos que compõem o cardápio escolar.

No caso dos agricultores familiares do município, estes não conhece a lei que assegura o investimento de no mínimo 30% do valor destinado a merenda escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

Em Fernando Pedroza as escolas estaduais adquirem esses produtos no município de Angicos, gerando renda no município vizinho. Por que então os agricultores familiares não atenderam o chamado das escolas estaduais se há pelo menos 70 agricultores habilitados a fornecerem os produtos da merenda escolar?

Há alegações de que o município é pequeno, o clima semiárido não favorece a produção, entre outras. Mas essa é a situação de muitos outros municípios que conseguem produzir na adversidade do clima. O que está faltando ao município é a capacidade de gerenciar os recursos naturais, humanos e econômicos disponíveis.

É preciso capacitar os comerciantes locais para que estes gerenciem melhor seus empreendimentos e o senai pode ser um grande parceiro do município nessa empreitada. Quanto aos “guerreiros” travem essa luta que ela resulta em poder político.
F: hudsonfp blog spot

NOTA DO BLOG:
Hudson Araujo é professor da rede escolar em Fernando Pedroza e titular do Blog hudsonfp.blogspot.com  (Espaço da Cidadania). Por circunstâncias alheias a sua boa vontade, deixou de escrever a página Fernando Pedroza com cidadania  no Jornal Cajarana, onde deu grande contribuição, principalmente aos pedrozenses quando se referia aos  problemas sociais e econômicos da cidade, sempre com uma visão de análise e proposições. Um adendo que considero de suma importância sobre a repetitividade da notícia ponteada e fria dos milhares de veículos afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário