sábado, 22 de outubro de 2011

UERN EXPULSA TRÊS ESTUDANTES DE MEDICINA PORR FORJAREM BAIXA RENDA EM SISTEMA DE COTA

UERN EXPULSA TRÊS ESTUDANTES DE MEDICINA POR FORJAREM BAIXA RENDA EM SISTEMA DE COTA
"Agora, com a expulsão dos universitários, a Uern reabriu as três vagas e chamou o primeiro classificado de cada vestibular ocorrido nos últimos três anos. Estão convocados Ronaldo Cesar Aguiar Lima, aprovado em 2009, Aline Naiara Azevedo da Silva, em 2010, e Amadeu Benicio Leite, em 2011"

A Uern (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) inicia nesta quinta-feira (20) a matrícula de estudantes que herdaram as vagas de três ex-universitários expulsos do curso de medicina por fraudes no sistema de cotas para alunos de baixa renda.

Segundo a universidade, os três alunos foram desclassificados e tiveram as matrículas anuladas depois que a Comperve (Comissão Permanente de Vestibular) descobriu que eles forjaram a renda das famílias para ingressarem no curso por meio das vagas destinadas a pessoas pobres. Os alunos estavam matriculados em vagas destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas, e dois deles já cursavam nas turmas iniciadas em 2009 e 2010.

A Uern explicou que os estudantes não vão poder sequer aproveitar o histórico escolar, pois toda a vida acadêmica na universidade ficará inativa. “Além da perda da vaga, o MP (Ministério Público) instalou um inquérito policial, onde os mesmos são acusados por fraude. Encaminhamos o resultado ao MP que segue com abertura do inquérito convocando essas pessoas implicadas e efetivamente enquadrando as mesmas por falsidade ideológica”, disse o coordenador da Comperve, José Egberto Mesquita Pinto Júnior, complementando que os alunos podem pegar de um a cinco anos de prisão.

Agora, com a expulsão dos universitários, a Uern reabriu as três vagas e chamou o primeiro classificado de cada vestibular ocorrido nos últimos três anos. Estão convocados Ronaldo Cesar Aguiar Lima, aprovado em 2009, Aline Naiara Azevedo da Silva, em 2010, e Amadeu Benicio Leite, em 2011.

Os três convocados devem apresentar a documentação necessária, de acordo com o edital do Processo Seletivo Vocacionado, para matrícula nesta quinta-feira ou na sexta-feira (21), na secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). Os universitários já começam a cursar medicina no 2º semestre letivo da Uern, programado para iniciar no dia 16 de novembro.

A Uern explica que o sistema de cotas social aplicado na universidade destina 50% das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre. “As demais vagas são preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem”, afirmou Pinto Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário