terça-feira, 4 de outubro de 2011

PESQUISA IBOPE REVELA QUE PARTIDO POLÍTICO É A INSTITUIÇÃO MENOS CONFIÁVEL PARA OS BRASILEIROS

"Com menos pontos do que os Bombeiros, em um segundo patamar, aparecem as Igrejas e as Forças Armadas, ambas com 72 pontos"

Em meio às denúncias de casos de corrupção que dominam o noticiário, a população brasileira indica que confia menos em partidos políticos e no Congresso Nacional do que em 16 instituições, segundo o Índice de Confiança Social, elaborado pelo Ibope Inteligência, divulgado na segunda-feira (3).

A pesquisa é feita anualmente pelo instituto desde 2009 e tem o objetivo de acompanhar a relação de confiança da população com as organizações e pessoas de seu convívio social.

Os entrevistados são perguntados tanto sobre grupos como a família e amigos quanto sobre empresas – consideradas uma “instituição” pela pesquisa.

A composição do índice é feita utilizando-se uma escala de quatro pontos, em que é possível o entrevistado avaliar cada ponto com “muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança ou nenhuma confiança”.

2.002 pessoas foram entrevistadas e 18 instituições e quatro grupos sociais foram avaliados.

A instituição presidente da República obteve um índice de 66 pontos em 2009, passou para 69 em 2010 e em 2011 – primeiro ano de mandato de Dilma Rousseff – caiu para 60. Embora tenha diminuído, o índice é muito superior ao do Congresso Nacional (35) e partidos políticos (28).

Com menos pontos do que os Bombeiros, em um segundo patamar, aparecem as Igrejas e as Forças Armadas, ambas com 72 pontos. De acordo com o índice, a população brasileira está menos confiante no sistema público de saúde, nas escolas públicas e nos meios de comunicação.

O grupo social de maior confiança é a família (90), seguido de amigos (68), cidadãos do país (60) e vizinhos (59).

Na análise dos três anos, a instituição sistema público de saúde foi a que apresentou maior queda (tinha 49 pontos em 2009, passou para 47 em 2010 e chegou a 41 pontos em 2011), seguida por escolas públicas (tinha 62, passou para 60 em 2010 e obteve 55 neste ano) e meios de comunicação (de 71 pontos em 2009, chegou a 67 no ano passado e agora atingiu 65 pontos).

Confira os resultados da pesquisa Ibope:

Nenhum comentário:

Postar um comentário