quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GOVERNO CONFIRMA SAÍDA DE ORLANDO SILVA DO MINISTÉRIO DO ESPORTE

GOVERNO CONFIRMA SAÍDA DE ORLANDO SILVA DO MINISTÉRIO DO ESPORTE

Brasília, 26 out (EFE).- O ministro do Esporte, Orlando Silva, deixará o cargo devido às denúncias de corrupção em sua pasta, confirmou nesta quarta-feira o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Orlando Silva (PCdoB) é o sexto ministro do Governo a cair ao longo da gestão da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Carvalho, Orlando Silva entendeu que a situação era insustentável, mas considerou determinante a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo investigará Orlando Silva por denúncias de irregularidades no Programa Segundo Tempo, que promove projetos esportivos beneficentes a crianças carentes.

A saída foi decidida em reunião que reuniu nesta quarta-feira líderes do PCdoB e o ministro Carvalho, que tinha antecipado no domingo que a decisão de Dilma de manter Silva no cargo não podia ser considerada definitiva.

As denúncias que levaram à queda de Orlando Silva foram feitas pelo ex-policial João Dias Ferreira, que presidia uma fundação de artes marciais que recebia dinheiro do Ministério do Esporte por meio do Programa Segundo Tempo.

Em entrevista à revista "Veja", Ferreira denunciou que, para ter acesso aos recursos do Ministério do Esporte, era obrigado a pagar propinas, que eram recebidas pelo próprio Orlando Silva ou por seus colaboradores mais próximos.

Além de Silva, outros cinco ministros já haviam caído desde o início do Governo Dilma:
Antonio Palocci (Casa Civil),
Alfredo Nascimento
(Transportes),
Wagner Rossi
(Agricultura)
Nelson Jobim
(Defesa) e
Pedro Novais
(Turismo).

Nota do Blog:

Quando a fonte está seca, então se conhece a valia da água. Paradoxalmente, quando ela flui em leitos carentes e transborda as margens, a fecundação será certa pela constância de sua fonte renovadora. A educação no país há oito anos que sofre por analogias com um fator a mais nos termos comparativos, a corrupção no setor, que abrange seus canais principais e afluentes. 

Instruções tardias chegaram as Secretarias de Educação do país para que tentassem inverter ou camuflar a realidade de programas e projetos que são portadores de significativas receitas e vulneráveis a corrupção nas esferas de execução. Prática essa que chegam as extremidades  do processo pelas ações incompletas e desiguais em termos de qualidade do ensinvo nos municípios. 

Tal qual o programa Segundo Tempo, onde determinadas prefeituras, ante a iminência do mascarado processo corruptivo a ser desvendado, tentam transformar em um só ano, o que foi desviado, omitido e não informado a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário