segunda-feira, 19 de setembro de 2011

IBAMA APOIA AÇÕES DA SEMANA MUNDIDAL SEM CARROS

Alvamar Queiroz é o  Superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no RN - vem sendo solicitado e agendado como palestrante por vários segmentos e instituições afins no Estado.

Alvamar Queiroz
O superintendente do Ibama RN, Alvamar Costa de Queiroz, participa na próxima quarta-feira, dia 21, do fórum “Por uma Cidade para as Pessoas”, promovido pela Bicicletada Natal, às 18h30, no auditório da Fiern. Em sua apresentação, Queiroz pretende chamar a atenção para aspectos pouco divulgados nas discussões sobre mobilidade urbana. Segundo ele, o termo mobilidade urbana tem sido associado a uma maior fluidez do trânsito, ao conforto dos que já possuem automóveis, ou ainda a uma opção aos que usam a bicicleta como lazer. Mas é preciso ter um outro olhar: “a mobilidade tem que ser pensada para a grande maioria da população, a massa trabalhadora, que gasta horas para se deslocar de casa até o trabalho”, diz.
Assim, muito mais do que pistas para lazer, as ciclovias seriam uma opção inteligente para facilitar o transporte da população de baixa renda. “O que queremos é mais do que uma bela faixa à beira-mar ou nos bairros nobres, mas uma via de acesso rápido e seguro, que permita trazer com baixo custo o trabalhador da zona norte para o centro, por exemplo”.
O superintendente do Ibama considera o momento atual propício para discutir os destinos da cidade e do bem-estar da população. Mas destaca: “Não podemos nos deixar levar pelo discurso fácil de que as ações para a Copa do Mundo já contemplam a sustentabilidade”. Para ele, é evidente que diversos setores da economia serão beneficiados com o evento e suas obras. Todavia, o mesmo ainda não se pode dizer da qualidade de vida e da proteção ao meio ambiente. “É preciso seriedade, transparência nas ações e, sobretudo, acompanhamento e cobrança permanentes da sociedade potiguar”, pontua Alvamar Queiroz.
Outra ação do Ibama em apoio à Semana Mundial sem carros é a cessão de uma viatura para servir como carro de apoio aos ciclistas que participarem do passeio no sábado, dia 24 de setembro. Os ciclistas se reunirão próximo à portaria do Ibama, ao lado do Bosque dos Namorados, a partir das 15h30. O Ibama fica na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1399 , no Tirol, Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário