quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ELES DEFINIRÃO OS TRUNFOS PARA AS CHAPAS MAJORITÁRIAS EM SANTANA
Assis Silva,  Neto Correia,  Paulo de Tarso,  João Lopes e Edvaldo Guimarães são lideranças já aprovadas, detentoras de votos e prestígio político em Santana do Matos. Darão as cartas e trunfos para formação das chapas para a disputa em 2012 juntamente com demais lideranças do município

Em Santana do Matos é grande a expectativa do povo pelo candidato a ser indicado pelo prefeito Assis Silva (PSB). Entre eles, cita-se a liderança do médico, ex-deputado e ex-prefeito Dr Neto Correa(PMDB) que foi o maior suporte de eleição e reeleição do prefeito, cujas vitórias, compostas por chapas majoritárias com a ex-vice-prefeita Marlise dos Santos Correia(PMDB) - (2004/2008) e a vice-prefeita atual Maria Eugênia(PSB), esposa e filha respectivamente do líder Neto Correia.
Médico ortopedista, Neto Correa (Netinho) como é chamado por alguns santanenses, procura espaço para definir novamente as eleições de 2012, no PMDB parece encontrar dificuldades de acomodação na própria legenda, dispersa entre situação e oposição no município.  
O prefeito Assis Silva, no momento parece não se empenhar na indicação do seu sucessor. Tendo a seu favor a situação cômoda de apoiar-se como defensor e político de grupo dos correligionários do PSB e partidos coligados sob sua liderança. Nessas condições poderia viabilizar apoio ao Dr Neto. Ao contrário, motivos políticos ou particulares parecem ser mais forte que aquela opção. Uma prerrogativa que muitos acham injusta, mas, que seja uma decisão política e pessoal.
Por outro lado tèm as opções dos irmãos Mundoca e Carlinho Miguel, candidatos com perfil e estruturas para a disputa que talvez dificultasse a volta do próprio Assis em 2016. Estrategicamente na política tudo pode acontecer.
Sem apoio no próprio partido encontra-se o ex-vice-prefeito e vereador petista, Marcus Aurélio(PT) -  (Dr Lelo), procurando legenda e pleiteando apoio do executivo local.
Outra alternativa para o prefeito seria lavar as mãos, como Pilatos, isentar-se de ideologia de partidos e interesses, querendo o melhor para Santana, indicando nomes com potencial e possibilidades de ascensão ou tirando do bolso do paletó, nomes por mero capricho de despedida. No momento, ele é a estrela brilhante nos bastidores, deixando tudo pra última hora, onde o tiro pode sair pela culatra ou até na mosca diante dos interesses e visão politizada do povo santanense.
Os peemedebistas em Santana do Matos são liderados por Paulo de Tarso e já tem chapa majoritária pela oposição, composta por Lardjane e Edvaldo Jr para 2012, composição feita desde a derrota sofrida em 2008 por apenas 70 votos e que permanece a mesma chapa, apesar de algumas insinuações e especulações de lideranças dentro do grupo.
A chapa antecipadamente anunciada, logo após as eleições de 2008 gerou expectativas de desgastes ao ter que enfrentar três anos que tinham pela frente para iniciar o novo processo de candidaturas e alianças.  Com a eleição da governadora Rosalba Ciarlini, Santana adquiriu novas forças políticas pela nomeação do Secretário da Casa Civil, Dr Paulo de Tarso Fernandes, líder dos peemedebistas do município e reconhecido como o grande articulador do fortíssimo grupo de oposição da última campanha. Paulo de Tarso mantém unidos os dois maiores detentores de votos no município que são Dr Edvaldo Guimarães e o ex-prefeito João Lopes. Permanecendo ainda alguns vereadores emergentes que sinalizam apoio a mesma chapa Lardjane e Edvaldo Jr.
A memorável campanha de 2008 pode se repetir em 2012. De um lado, o prefeito Assis Silva que faz um bom governo poderá surpreender com seu apoio a um candidato pré-disposto a continuar sua linha arrojada de administração. Na oposição, além do reforço das bases tradicionais, destaca-se a popularidade de Lardjane Ciriaco, mantendo coesa algumas lideranças e boa aceitação em todas as camadas em torno de seu nome e Dr Edvaldo Guimarães Júnior.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir