quarta-feira, 27 de julho de 2011

ANGICOS - UFERSA PROMOVE SEMINÁRIO DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES

 A Universidade Federal Rural do Semo-Árido (UFERSA) promove diálago entre a universidade e as comunidades populares

Com o tema “Universidade: reflexões, saberes e cidadania”, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove o Seminário Estadual do Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares. O evento será na UFERSA Angicos, entre os dias 27 e 29 de julho, e contará ainda com a participação do Programa Conexões de Saberes das Universidades Federais do Rio Grande do Norte - UFRN, e do Rio Grande do Sul - UFRGS, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, e também de estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Com programação diversificada, o seminário terá mesas redondas, grupos de debates, sessões de relatos de experiências, rodas de conversas, apresentação de banners e atividades culturais. Segundo a coordenadora do Conexões de Saberes da UFERSA, professora Ady Canário, mais de 200 estudantes realizaram inscrições para o evento. “Agradeço ao professor Marcos Vinicius, da UFERSA Angicos, que desenvolveu nossa página na internet e possibilitou essa procura”, disse a coordenadora, que detalhou a programação.

Durante a manhã e a tarde da quarta-feira, 27, será feito o credenciamento. A noite acontecerá a cerimônia de abertura com uma mesa de debate, e no final uma apresentação cultural. Já na quinta-feira, 28, serão feitas as apresentações em banners, relatos de experiências e grupos de debates. A tarde haverá as mesas redondas e a noite as atividades culturais. No último dia, sexta-feira, 29, as apresentações em banners, os relatos de experiências e os grupos de debate darão continuidade aos trabalhos na parte da manhã. A tarde haverá grupos de debates e, por fim, a plenária de encerramento.

Entre os presentes na cerimônia de abertura estarão, além do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, a Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e relatora do Plano Nacional de Educação, Deputada Federal Fátima Bezerra; os diretores dos campi da UFERSA Angicos e Caraúbas, professores Edcarlos Leite e Roberto Pordeus, respectivamente; o pró-reitor de graduação, professor Arimatea Matos, além da pró-reitora de extensão e cultura, professora Ioná Santos Araújo, ambos da UFERSA; o pró-reitor de extensão da UFRN e Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, professor Cipriano Maia de Vasconcelos; e, ainda, a coordenadora do Conexões de Saberes da UFRN, professora Íris Maria de Oliveira.

O objetivo do seminário é proporcionar um momento para a troca de experiências, reflexões, discussões, proposições acerca de ações de extensão, formação, estudos e pesquisas, para a busca do fortalecimento do diálogo entre a Universidade e as comunidades populares. As discussões serão divididas em quatro eixos temáticos: Educação, Diversidade e Inclusão; Encontro de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares; Vulnerabilidade e Diagnóstico social; e Políticas Públicas de acesso e permanência de estudantes de origem popular. As apresentações dos trabalhos serão feitas de forma oral, com relatos de experiências e apresentações em banners.

Nenhum comentário:

Postar um comentário