sexta-feira, 8 de julho de 2011

AÇÃO DE DILMA NO CASO DOS TRANSPORTES DEIXA BASE EM ALERTA

Henrique Eduardo Alves (RN): Dilma ainda está aprendendo a arte da política e por isso às vezes há sobressaltos.
Presidente Dilma Rousseff
BRASÍLIA - Os primeiros seis meses do governo Dilma Rousseff foram difíceis para os aliados, que consideram o relacionamento político complicado, se queixam de não entender os sinais emitidos pela presidente e se sentem alijados das decisões do Executivo.

"Enquanto houver folga na base, não vejo muitos riscos", diz o presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). Contudo, a recente decisão do afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes e a saída do ministro deixaram os aliados dos partidos menores da coalizão em alerta.
Os parlamentares ficaram em dúvida sobre qual será a reação da presidente quando tiver que afastar membros do governo. Não sabem se ela agirá rápido, como fez no caso dos Transportes, comandado pelo PR, ou moverá os aliados para defender o ministro em questão, como fez no caso do ex-ministro da Casa Civil, o petista Antonio Palocci.

Deputados do PR, que falaram à Reuters sob a condição de anonimato, ficaram com a impressão que Dilma terá uma postura quando o alvo de denúncias for do PT e outra quando for dos quadros dos partidos aliados.

Um senador, líder de um partido aliado, disse que a "sensação da base" é que Dilma terá duas réguas para medir deslizes. "A presidente deixou o ministro numa situação insustentável", reclamou o parlamentar pedindo para não ter seu nome revelado.

Raupp discorda. "Eu acho que cada caso é um caso. No caso do Palocci não tinha problema com dinheiro público. No caso dos Transportes era outro tipo de denúncia", argumentou.
Para o líder dos peemedebistas no Senado, Renan Calheiros (AL), "essas crises (saídas de ministros) precisam ser discutidas melhor (com a base)".

Um assessor próximo à presidente avalia que as reações de Dilma foram diferentes nos dois casos, porque havia cenários diferentes. No caso de Palocci, o problema era político. No caso dos Transportes, afirmou, era um problema de desvio moral. Pesou também na decisão da presidente, segundo essa fonte, que imagem ela passaria à opinião pública.

Dilma, no entanto, pode ter ampliado as insatisfações na base aliada, que dava sinais de tranquilidade depois que ela prorrogou o decreto que cancelava automaticamente no último dia 30 emendas parlamentares de 2009, num valor de aproximadamente 4 bilhões de reais.
FALTA DE PROXIMIDADE

Parte desses dúvidas da base é decorrente da falta de proximidade entre a presidente e os aliados.
Para o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), Dilma ainda está aprendendo a arte da política e por isso às vezes há sobressaltos. "Não se pode cobrar uma experiência que ela não tem ainda. O Lula chegou onde chegou depois de perder três eleições", afirmou.

Segundo ele, antes a base tinha um "Pelé na política". "Quando a coisa estava ruim a gente tocava para ele e ele resolvia. Agora, não temos. E temos que aprender a jogar mais em conjunto", comparou. Alves, que está na Câmara há 11 mandatos consecutivos, afirmou que ainda não dá para dizer se o estilo político de Dilma é melhor ou pior.

"Isso é o tempo que vai dizer", afirmou. Contudo, ele concorda que os primeiros meses de Dilma estão marcados pela dificuldade política e pela queda de ministros. "Mas acho que isso vai dando experiência também", concluiu.

Os aliados esperam desde o início do governo uma relação mais estreita da presidente com as bancadas do Congresso. Mas Dilma só fez duas reuniões do Conselho Político, que reúne líderes e presidentes dos partidos aliados. A primeira foi um encontro de apresentação e na segunda mostrou o esboço do programa Brasil sem Miséria.
 
Dilma também tem usado pouco a influência do vice-presidente Michel Temer no Congresso, segundo auxiliares do peemedebista. "Só agora ela passou a conversar uma vez por semana com os presidentes da Câmara e do Senado. Na época do Lula, essas conversas eram diárias", afirmou a fonte que falou sob a condição de anonimato.
"O importante é que ela deixe claro o caminho que vai trilhar, porque daí vemos as pedras e temos como removê-las", afirmou Alves.

Comentárioss

Para ler comentários click: Mais informações na linha em baixo

Em defesa da livre expres ... 10 horas atrás Denunciar abus
PARABÉNS À REVISTA ISTOÉ, NÃO FOSSE A REPORTAGEM ESTAVAMOS ENGOLINDO O MINISTRO ATÉ O FINAL DO GOVERNO.

 Formigabelha. 13 horas atrás Denunciar abusos

Quer dizer que as ratazanas planejam novos golpes? Senão não estariam preocupados com o tipo de régua que será usado. Pela linha do raciocínio, fica demonstrado que a única coisa que acontecerá com certeza no meio parlamentar será o roubo.
Esse ministro está no cargo há mais de 7 anos, só agora deram conta que é trambiqueiro???...E o Lula não tinha idéia de quem era o seu ministro de uma área tão importante???...Lembram-se do Mutirão de Tapa Buracos e Sinalizações das Estradas???...pois é, era ele que estava no comando do ministério dos transportes. O cara vem metendo a mão há muito tempo!!!...Essa gente não tem mais medo e vergonha de nada, não são punidos por isso continua essa bandalheira!

BARÃO 12 horas atrás Denunciar abusos
Se ela não tomar uma atitude energica urgente a vaca vai pro brejo, enfraquecem todo o sistema politico do pais , e tudo para, pois vão passar a não aprovar projetos, leis, vão amarrar tudo., depois.... a velha história ...Impeachment

Mauro S. 13 horas atrás Denunciar abusos
A Presidenta Dilma é obrigada a fazer alianças, caso contrário não governará. Esta é a verdadeira política brasileira, a do toma lá, dá cá!!! E povo como dizia o personagem do Chico Aníso: o povo que se lasque!!! Bando de aproveitadores!!!

Mário F. 14 horas atrás Denunciar abusos
A CANALHADA ESTÁ ALERTA, PARA TRAMAR NOVOS ROMBOS.

MAGGEI 11 horas atrás Denunciar abusos
TEMOS QUE FAZER UMA MANIFESTACAO , CONTRA ESSA ROBALHEIRA!! A EDUCACAO NO BRASIL TEM QUE MELHORAR , OS PROFESSORES GANHAM UMA MISERIA! COMO VAMOS MELHORAR NOSSO BRASIL !!! ACORDA BRASIL!!!

PATRIOTA 19 minutos atrás Denunciar abusos
ACORDA BRASIL - dia 01 de agosto.
Julio 20 minutos atrás Denunciar abusos
É um hipocrisia imoral sem medida por partes desses palarmentares. Afinal de contas, o tal ministro é acusado de roubo, não se defende porque não tem como se defender, volta a ser presidente do partido, e o aliados reclamam do executivo? Qual é o limite da politica e da pornografia aqui?

Vinícius 23 minutos atrás Denunciar abusos
Vcs ja vieram ao Ceará por via terrestre? As BRs do Ceará estão dignas de estradas carroçais. muita terra e poeira. O nosso governador foi o primeiro a chamar esse "MINISTRO" DE LADRÃO. E O DNIT DE LAI DE LADRÕES. E ELE ESTAVA CERTISSIMO! Se vier ao Ceará pelo chão, venha de 4x4 para garantir que conseguirá chegar.
aleiser 14 horas atrás Denunciar abusos
É difícil para presidenciar, pois os aliados só querem ministério e desviar dinheiro, e a presidenta pelo visto quer um governo sem currupção.

Os deputados e senadores deveriam ter mais sentimento de honestidade, e não só querer roubar e @#$%r loucos por ministério.
O PR está se achando

Fabio 13 horas atrás Denunciar abusos
só não se preocupem pois não é o primeiro e não será o ultimo, e como diz meu pai " a tendencia é só piorar"
O caso Palocci e esse recente do EX-Ministro dos transportes esta ligado a falta de ética moral sim e,também às malíca dos politicos da base desse governo e do anterior e tem aida mais os que utilizam de:esperteza, confiabilidade zero,honestidade zero e copetência zero.Isso porque Palocci é reicidente e do próprio partido da presidente,quanto a esse outro aí é só o indício de mais outros que apareceram articulando parecer da corrupção,pois politica mesmo jamais farão ou tem sido feito,mostra que durantes esses oito anos de mandato do CHAMADO ERA LUILISMO tem muita coisa encobertado e que vai aparecer como um furação que não pago para vê e ,não quero nem vê.

OVAIR 11 horas atrás Denunciar abusos
corja de safados.....agora volta para o senado....onde só tem ladrão.......isso que é continuidade...
eita Brasil que não toma jeito.......86.500% em dois anos.......o pobre do PALOCCI perdeu feio para o filho do ex.........
Brasil mostra a sua cara.........para que possamos nos mortais bater.......

ovair
Jorge Luiz 13 horas atrás Denunciar abusos
O problema está na constituição que foi feita pelos deputados e senadores, em outros paises ela ~e feita pelos juristas empresarios trabalhadores os verdadeiros representantes da sociedade, é por isso que eles querem tudo de mão beijada.
Se a presidente baixar a cabeça, estará perdida!Tomara que continue mostrando firmeza e não se deixe dominar.

Gomes 10 horas atrás Denunciar abusos
Nao entendo porque a futura ex presidenta chorou ao ser forcada a demitir o Palocci.

brasileira 13 horas atrás Denunciar abusos
Infelizmente temos uma cultura da corrupção porque falta cumprimento de leis que casse os direitos políticos, confisque os bens e enjaule esses assaltantes do dinheiro público. Imprescionante a coragem, a determinação, a inteligência, a sabedoria da Dilma. Nunca vi tantos projetos saindo do papel . Tanta vontade de trabalhar. NOTA 10 PRÁ VOCÊ DILMA. Tá faltando criar mecanismos de fiscalização e controle das verbas públicas. O nosso Brasil é gigante, tem muitos problemas, interesses variados e péssimos gestores. Que Deus lhe abençoe ! Rumo ao Brasil sem pobreza !!!!

beto 13 horas atrás Denunciar abusos
Presidente é apenas o testa de ferro dessa corja. O Lula deixou isso pior ainda. E vão aparecer ainda mais coisas desse infeliz, que conseguiu fazer voltar a inflação, por ser um gastador, irresponsável e demagogo. O povo que aplaudia, ficou aí para pagar a conta, enquanto o dito cujo fatura em palestras ( não sei como conseguem ouvir um troglodita desses e ainda pagar)....
A nossa Presidente, devia fechar o Congresso e Câmara dos Deputados, Transformar os prédios em presídios, lógico, sem esquecer de deixar encarcerados lá a maioria dos parlamentares.Assim a maioria dos Deputas Estaduais e Vereadores deixariam ser cúmplices no esquema de corrupção.Tenho conficção ue o povo ia aplaudir.
Fonte: Br.noticias.yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário