quarta-feira, 29 de junho de 2011

SEARA DISCUTE APROVAÇÃO DE 17 NOVOS ASSENTAMENTOS NO ESTADO

Na reunião foi apresentado projetos de Crédito Fundiários para discussão para aprovação de assenamentos

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) promoveu na manhã da terça-feira,  (28),  uma Reunião da Câmara Setorial de Acesso à Terra. O objetivo foi à apresentação de novos projetos de Créditos Fundiários e a discussão para aprovação de 17 novos assentamentos no interior do Rio Grande do Norte.


Ao todo, 102 famílias de agricultores serão beneficiadas em 13 municípios. Os projetos de assentamentos compreendem a Associação Livramento  e Associação Bentos (Florânia), Várzea do Boqueirão (Felipe Guerra), Família Floresta (Apodi), Associação Paraíso São Francisco (Rio do Fogo), Tamires de Fátima (Japi), Baixios III (Bodó), Riacho dos Macacos (e Nova Esperança (Senador Elói de Souza), Morvanilson da Silva Meira (Jardim do Seridó), Érico Freitas Simão (Assu), Capim Grosso, Poré e Sítio Tapera (Upanema), Ubaia (Lagoa de Velhos), Rancho Pedregulho (Serra Negra do Norte ), Umbuzeiro (Carnaubais) que receberam nos últimos dias a visita técnica e social de técnicos da Seara, que validaram a documentação das associações.

A reunião desta manhã, no auditório do Idema, representou a última instância na aprovação dos projetos. O processo, em conjunto com a ata do encontro, será encaminhado para a aprovação do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, agentes financeiros do projeto, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, futuro parceiro para linhas de crédito.

O superintendente da Caixa no Rio Grande do Norte, Jorge de Castro, declarou que "para a Caixa Econômica, esta é uma experiência importante porque nós vamos aprender e somar com outras instituições financeiras. Além disso, vamos apoiar os projetos com nosso conhecimento em políticas públicas".

O secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales, explicou que os novos projetos de Créditos Fundiários têm grande capilaridade e vêm para suprir deficiências que existem. "Conseguimos resultados muito positivos com o Crédito Fundiário, que é um instrumento que a população carente mais acessa", comentou.
F:AssCom/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário