sábado, 18 de junho de 2011

PROTEÇÃO DE ARRIBAÇÃO TEM SUCESSO NO RN, MAS CONSUMO AINDA PERSISTE

Além do crime ecológico os pseudos caçadores causam danos materiais invadindo cercados e desmorando cercas
Natal (27/05/11) – Desde março último agentes de fiscalização do Ibama RN vêm cumprindo uma difícil rotina, que começa ao entardecer e só termina com os primeiros raios do sol. Eles vigiam as áreas de postura das arribaçãs (Zenaida auriculata noronha) entre os municípios de Jandaíra, Lajes e Caicara do Norte. O trabalho consiste em percorrer estradas, penetrar na mata fechada, montar campanas, sempre com o objetivo de impedir a entrada de caçadores, que se aproveitam da escuridão para matar, indiscriminadamente, filhotes e adultos dessas aves.
A ação tem trazido excelentes resultados, pois as capturas diminuíram sensivelmente nessas áreas tradicionalmente visitadas pelas arribaçãs. “Quase não tivemos caçadores neste ano”, comemora o chefe do Escritório Regional do Ibama em Mossoró, Linduarte Lopes, que é também o coordenador das ações. Em anos anteriores, as apreensões de arribaçãs mortas pelos fiscais atingiam números impressionantes, que superavam milhares de unidades.
A proteção das áreas de postura, também conhecidas como “pombeiros”, está assegurando a ampliação da população de arribaçãs no estado. Um indicativo disso pode ser o surgimento de novos pombeiros, como o de Caiçara do Norte, que ocupa uma área de 800 hectares. Segundo relatos de moradores, as arribaçãs não nidificavam no local há quase um século, desde 1917. Outros relatos dão conta de que as aves, por sofrerem menor estresse, estariam realizando diversas posturas num mesmo ano. Assim, bandos de arribaçãs que começaram a por ovos em março, em Jandaíra, poderiam estar nidificando novamente em Caiçara do Norte, onde ainda há ovos eclodindo.
Toda a preocupação em torno da proteção das arribaçãs faz sentido. Embora não esteja ameaçada de extinção, essa pequena pomba sofre intensa pressão de caça, o que pode prejudicar seus estoques naturais. Ainda persiste no RN um comportamento altamente reprovável, encontrado em todas as classes sociais - o consumo de arribaçãs como petisco. No passado, a captura da arribaçãs para alimentação fazia sentido. Mas hoje nada justifica continuar realizando um abate cruel para satisfazer o paladar de seus consumidores.
Fiscais do Ibama sorriem apontando um ninho, a natureza agradece
                                                                                                                   Filhote de Arribaça
Cruel é a qualificação correta do método de caça da arribaçã. Segundo Linduarte Lopes, os caçadores invadem os pombeiros à noite, munidos de uma espécie de lamparina e um porrete. Com a luz, as aves ficam atordoadas e são abatidas facilmente à pauladas, sejam filhotes ou adultos – não há seletividade. É corrente entre os fiscais a história de um caçador que apanhava os filhotes com a mão e, para não perder tempo, os matava arrancando a cabeça com seus próprios dentes.
Gestos bárbaros motivados pelo apetite dos cidadãos potiguares. Afinal, se não houver quem compre, não há estímulo para à caça.

Filhote e ovo prestes a nascer
As atividades de proteção às arribaçãs vão perdurar por pelo menos mais 30 dias, enquanto houver a formação de pombeiros. O Ibama recomenda a todos os cidadãos potiguares para que não consumam arribaçãs ou qualquer tipo de caça. A aquisição desses animais abatidos é ilegal e sujeita os infratores a multas e penas de detenção de até um ano. O comércio desses animais vivos ou mortos deve ser denunciado pelos telefones 0800-61-8080 ou em Natal pelo (84) 3211-0100.
 De caçador a defensor das arribaçãs
“Olha 'praqui, seu Linduarte, olha 'praqui!” É o mateiro Enoque Oliveira Freitas que, numa agitação controlada, chama o chefe dos fiscais. No meio da vegetação, ele aponta para uma infinidade de arribaçãs jovens, com quase um mês de vida, todas empoleiradas nos arbustos. “Mais cinco ou seis dias e eles já vão acompanhar o bando”, explica. Logo mais adiante, mostra os ninhos com ovos e filhotinhos ainda sem plumas. Com todo o cuidado, afasta ramos e galhos para ver melhor sem ferir as avezinhas.
Enoque quase não ri, mas percebe-se que está muito alegre com o seu trabalho. Voluntário do Ibama há cerca de seis anos, revela que é a primeira vez que vê resultado positivo como esse. Ele sabe que é peça fundamental das ações. Exímio conhecedor da região e das artes da caça – “fui caçador, também, pegava até 500 delas por noite, até que o Ibama me pegou e multou” - Enoque orienta os fiscais no campo e ainda convence os moradores de seu assentamento a não pegar arribaçãs.
Segundo ele, ninguém mais precisa das arribaçãs para matar a fome. “Fazem isso por dinheiro, porque tem gente que compra arribaçã pra servir de tira-gosto”, esclarece. E quem compra? Na sua simplicidade confirma o triste retrato de que as agressões ao meio ambiente são financiadas, boa parte das vezes, pelos que poderiam dar o exemplo: “Seu doutor, com arribaçã a gente arruma muita amizade, até com gente de anel no dedo”.
A temporada de Enoque junto ao Ibama se encerra quando os filhotes acompanharem os adultos e os pombeiros se desfizerem. O ciclo é regulado pelas chuvas, como ele sabe muito bem: “chove pra ela chegar, chove pra ela por [os ovos], chove pra ela tirar [nascer], chove pra ela voar”. Mas na sua comunidade, em Jandaíra, Enoque ainda terá muito trabalho. Ele é um dos fundadores da “Associação de Educadores Ambientais dos Assentamentos  Guarapes e Boa Vista” e pretende ensinar tudo o que sabe em defesa do meio ambiente. Sorte dos moradores dos assentamentos. E de todos os riograndenses do norte. Enoque não tem anel no dedo, mas pensando bem, isso até poderia atrapalhar.
Airton De Grande
Ascom/Ibama/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário