sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESTRATÉGIA ERRADA

Os manifestantes são vitoriosos. Definiram a pauta política dos últimos quinze dias. Não deveriam, agora, se arriscar a jogar fora tudo o que conquistaram.

Depois da maiúscula vitória obtida no STJ, já está na hora de o movimento "Fora Micarla", acampado há 11 dias no pátio da Câmara Municipal de Natal, rever suas estratégias. Não faz mais sentido insistir em ficar na CMN. Se o objetivo é forçar a investigação dos contratos de aluguéis firmados pela Prefeitura, a ocupação mais atrapalha do que ajuda. A oposição conseguiu oito assinaturas de vereadores - um a mais do que o necessário - em apoio à criação da CEI dos Contratos, mas não consegue apresentar o pedido ao presidente Edivan Martins, porque as sessões estão suspensas justamente devido à presença dos manifestantes. E o Ministério Público já abriu inquérito para investigar o assunto. Para manter a grande visibilidade obtida pelo movimento, passou da hora de mudar a tática, criar um fato novo. Permanecer na Câmara, trancando as atividades da Casa, não faz mais sentido e apenas reforça os argumentos de quem aponta radicalismo e inconseqüência no protesto. Os manifestantes são vitoriosos. Definiram a pauta política dos últimos quinze dias. Não deveriam, agora, se arriscar a jogar fora tudo o que conquistaram.

- A prefeita Micarla de Sousa (PV) garante: não sabia que o Ministério Público abriria inquérito para investigar os contratos de aluguéis da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Assim, segundo ela, a convocação da coletiva sobre o assunto não foi uma maneira de se antecipar ao MP.

- Tem micarlista estranhando a rapidez com a qual o STJ julgou e aprovou o pedido de habeas corpus impetrado em nome dos manifestantes. Suspeitam de uma articulação política maior por trás de tudo. E dizem que o ministro Herman Benjamin, que concedeu a liminar, vem a ser primo do senador José Agripino (DEM).

- O juiz federal Ivan Lira afirma que, por sua condição de magistrado, não pode se manifestar nem contra nem a favor dos manifestantes. No grupo, há atuais e ex-alunos dele. Ao ver a possibilidade de desocupação por força policial, temeu um confronto e apelou a Edivan Martins e aos manifestantes para que negociassem uma solução.

- A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) ajuizou no total, até o prazo final estabelecido pelo TSE (14 de junho), 231 representações por doações irregulares na campanha de 2010. As denúncias serão analisadas pelo TRE.

Combate às drogas
Por iniciativa do presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, deputado Antônio Jácome, a Assembléia Legislativa realiza, nesta segunda, às 9h30, audiência pública para debater e formular propostas de enfrentamento e políticas públicas antidrogas. O objetivo é avaliar o quadro atual no estado e encontrar soluções.

Mais poder 1

A bancada federal do Rio Grande do Norte deve apoiar integralmente a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia as prerrogativas das Assembleias Legislativas, já entregue ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney. A coleta de assinaturas já começou.

Mais poder 2
A ideia, defendida também pelo presidente do AL, Ricardo Motta, é fazer com que temas relacionados, por exemplo, ao trânsito e à criação de municípios deixem de ser de competência exclusiva do Senado e da Câmara dos Deputados. O deputado federal João Maia já subescreveu a proposta.
F:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário