quinta-feira, 23 de junho de 2011

CENTRO DE REFERÊNCIA SOCIAL DE SANTANA DO MATOS REALIZA GINCANA

A força de um ideal descobrindo as coisas certas

 O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santana do Matos realizou uma gincana com o tema meio ambiente. A iniciativa educacional apoiada pela prefeitura municipal proporcionou aos jovens, oportunidades discursivas, motivando análises individuais, espaços e posicionamentos sobre às questões ambientais regionais. Oportunidades essas oferecidas por uma equipe de profissionais que exemplificam valores e atitudes que despertam interesse ativo pela problemática do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Atividades aplicadas em rítmo de gincana para um publico jovem ávido pelo conhecimento.  

A equipe técnica do CRAS é coordenada pela fisioterapeuta Tanise Karenine(*) que dispõe da psicóloga Carla Priscila, da assistente social Maria de Fátima Tomaz e do orientador do projovem, o adolescente Luciano Santana. Foram formadas duas equipes dentro do projeto da gincana: equipe terra e a equipe S.O.S planeta, onde os jovens puderam desenvolver ativamente e trabalhos relativos ao tema.

S.O.S Planeta foi a equipe vencedora. Ganhou um trofeu e um prêmio extra (Rodizío de sorvete). No final todos os participantes do projovem adolescente foram premiados com um belíssimo passeio ao Rio Potengi, acompanhados pela equipe do CRAS.

Equipe do Cras e alunos no Barco Escola no rio Potengi

O passeio encerrou o projeto como uma verdadeira aula dentro de um roteiro construído pela equipe pedagógica do "projeto Chama Maré". O trajeto incluiu as belas paisagens e cartões postais da capital (as naturais e as assinadas pelo homem) como a Fortaleza dos Reis Magos, a Ponte Newton Navarro e a chamada “ponte velha”, outro acesso à Zona Norte de Natal.

Durante a aula, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e conscientizar-se sobre a importância do estuário do Potengi para o Rio Grande do Norte. Numa visão interdisciplinar, foram abordados aspectos ecológicos, histórico-culturais, econômicos e sociais sobre o rio e seu entorno.

PREPARAÇÃO PARA GINCANA:

Nas semanas que antecederam a gincana, os adolescentes participantes do projovem adolescente do CRAS, trabalhando para a realização das provas.

Trabalhando a reciclagem
Pesquisa sobre o tema da gincana: MEIO AMBIENTE.

REALIZAÇÃO DA GINCANA
Os representantes das equipes apresentando seus trabalhos para os jurados
Tarefa realizada:
Apresentação de uma paródia com o tema “meio ambiente”.
Desfile de moda, mostrando a grife, produzida pelos adolescentes, a partir de material reciclado, roupas e assessórios.
 COMEMORAÇÃO E ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS
            Dia nublado não tirou a beleza da enseada do Potengi - Foto para a Festa do Encontro daqui a 30 anos

Chegada ao Forte dos Reis Magos
BARCO-ESCOLA CHAMA MARÉ
- Inicío da aula passeio
- Aula Passeio no Barco-escola Chama Maré, Rio potengi, Natal RN
- Adolescentes desenvolvendo de forma crítica noções sobre meio ambiente, bem como, conhecendo um pouco da sua cultura.
SERVIÇOS
Priscila Sousa
Bacharel em Psicologia - UnP
CRP: 17/ 1952.
(84)9449- 0898 / 3272-7192
(*) - Uma meta baseada em princípios contém as três coisas:
A coisa certa, pela razão certa, da forma certa.
F: Informações do Santana do Matos em foco - Blog Spot





Nenhum comentário:

Postar um comentário