sábado, 18 de junho de 2011

CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS DO IBAMA LEVAM AÇÕES EFETIVAS NA FAUNA E FLORA DO RIO GRANDE DO NORTE


Meio Ambiente Agora
Notícias atuais sobre meio ambiente

 Brasil exporta tecnologia de monitoramento ambiental para Moçambique, Angola e Paraguai

Brasília (17/06/2011) – Técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai encerraram curso de monitoramento de florestas com imagens de satélites, realizado em parceria pelo Ibama, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Durante a essa última semana, os técnicos puderam acompanhar o trabalho do Ibama no Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) e aprenderam como é feito o monitoramento do desmatamento da Amazônia e como a fiscalização utiliza os mapas de indicativo de desmatamento nas ações em campo.

Após o treinamento, que envolveu aulas teóricas e práticas, os técnicos poderão reproduzir o modelo de monitoramento utilizado no Brasil. Nesse processo de transferência de tecnologia, as instituições brasileiras repassam não apenas o conhecimento acumulado ao longo de 20 anos de experiência mas também os softwares e sistemas para que o trabalho possa ser desenvolvido nos países interessados em monitorar suas florestas.

“O curso foi muito bom, iremos implementar os projetos recomendados em nosso país. Após esse curso, poderemos monitorar nossas florestas em tempo real”, comentou Luis Tomas Sande, técnico da Direção Nacional de Florestas, Ministério da Agricultura de Moçambique, que participou do treinamento.

Segundo o coordenador-geral de Monitoramento Ambiental, George Porto Ferreira, “O Ibama e o INPE desenvolvem os sistemas de monitoramento dos biomas há anos e são referência no assunto. Repassar esse conhecimento e permitir que outros países possam aplica-lo são objetivos da parceria com a JICA. Quanto mais países possuírem sistemas de monitoramento em funcionamento, mais teremos garantias de florestas em pé no futuro”.

Esse curso, que faz parte da estratégia brasileira de divulgação e transferência de tecnologia voltada para o monitoramento dos biomas brasileiros, teve início no Centro Regional da Amazônia, do INPE, em Belém (PA), dia 30 de maio e teve duração de 3 semanas. Este é o segundo curso realizado, dos nove previstos para ocorrer nos próximos anos. O primeiro aconteceu em outubro de 2010, para técnicos da Guatemala, Peru, Equador e Colômbia.
Ascom – Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário