sexta-feira, 6 de maio de 2011

RECONHECIDO CURSO DE MEDICINA DA UERN

Rosalba reconhece curso de Medicina da UERN e fala em parceria para Hospital Universitário

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou nesta sexta-feira, 06, em Mossoró, que o Governo do Estado vai formalizar convênio com o Ministério da Saúde para a instalação de residências médicas nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. A afirmação de Rosalba ocorreu durante assinatura de decreto de reconhecimento do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN .....

 Leia mais clicando em baixo em  -  Mais Informações.


... para tanto, a governadora disse que precisa envolver as Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte que possuem curso de Medicina. A UERN é uma delas. "Vamos levar residências médicas a todos os hospitais regionais e precisamos de parceria, bem como melhorar e equipar os hospitais regionais", afirmou.

Falando para uma plateia formada por médicos e estudantes de medicina que se graduarão no próximo dia 12, a governadora focalizou seu discurso no curso de Medicina. "Para mim era importante vir aqui e ver o coração desta Faculdade: alunos, funcionários e professores", disse, acrescentando que recebeu o documento para validar e reconhecer o curso, mas preferiu concretizar o ato na presença de alunos e professores. "Vocês passam a ter o saber, o conhecimento e isso mostra a força da terra potiguar", comentou.

A governadora aproveitou a oportunidade para afirmar que o Governo do Estado segue firme no propósito de construção do Hospital Universitário (Hospital Materno-Infantil), que será gerenciado pela UERN e ofertará serviços voltados à saúde da mulher na área da obstetrícia e do parto propriamente dito.

"Será o coroamento das ações na área da saúde e relacionadas à Faculdade de Medicina. É uma ação de parceria envolvendo o Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró, Governo Federal e Universidade", disse, acrescentando que será um espaço para que as mães possam ter seus filhos com tranquilidade. "Precisamos de UTI pediátrica e UTI neonatal. Já estive com o Ministro da Saúde, apresentei a proposta e estamos trabalhando o projeto, especificamente no setor de engenharia (do Governo do Estado) para podermos concretizá-lo", disse.

24 novos médicos
A governadora ressaltou que estará presente na colação de grau dos 24 novos médicos, cuja solenidade ocorrerá no dia 12 de maio. "Faço questão de estar presente e presidirei a solenidade", disse Rosalba, não esquecendo de dizer que, como chanceler da UERN, está atenta às movimentações e necessidades da academia.

Tanto que, após ouvir o reitor Milton Marques de Medeiros, que discorreu sobre o histórico da criação da Faculdade de Medicina e ter dito que já recebe cobrança para ampliar o número de vagas ofertadas no curso de Medicina. "Reitor, a UERN tem meu apoio para aumentar o número de vagas e já conta com a autorização da chanceler da UERN para tal", disse Rosalba, comentando que a decisão tem que passar, primeiro, pelos Conselhos da própria Universidade.

Prestigiaram a solenidade, além da governadora Rosalba Ciarlini e do reitor Milton Marques, a prefeita Fafá Rosado, deputada federal Sandra Rosado, autora da Lei que criou a Faculdade de Medicina da UERN, deputados estaduais Larissa Rosado e Leonardo Nogueira, além do secretário estadual de Saúde, Domício Arruda. "Quero agradecer de todo o coração à governadora Rosalba por estar aqui hoje concretizando o sonho desses meninos e meninas, reconhecendo a nossa faculdade", destacou Sandra.

A prefeita Fafá Rosado lembrou da importância dos novos médicos e disse que o município de Mossoró tem carência de profissionais da saúde. "Precisamos de médicos e se vocês quiserem trabalhar, a Prefeitura de Mossoró tem lugar para vocês", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário