domingo, 8 de maio de 2011

MÃES ... NOSSAS LÁGRIMAS DE EMOÇÕES POR PUROS SENTIMENTOS


Mães ... 
Nos versos abaixo as expressividades dos poetas procuram  relaxar os sentimentos aflorados pela presença física ou eterna da imagem mãe. Seus devaneios, rimas e conteudo nos acalenta por momentos criativos de sincronismo entre a imaginação e o real, separando paixões e ressentimentos, permanecendo a simplicidade como parceira do amor. E, a figura materna, pelos momentos vividos e sentidos a perpetuar a espécie, nos emociona, lágrimas em rostos sisudos rolam, mesmo quando sustentadas em placas de vidro. Mãe ... elas são puras por meus eternos sentimentos - Dutra Assunção 
       
“O Filho de Nobília”,
Mamãe, quase uma santa, que diria,
nesta vida se fez, lição de amor,
sempre enfrentou a vida com fervor.
doando-se aos seus filhos dia a dia.

Ela encontrou na fé toda energia...
Vinte e um filhos, paixão e muita dor,
queria ter um filho trovador,
e Deus lhe deu o que tanto queria!

Eu me fiz o poeta da família,
sou simplesmente, “o filho de Nobília”,
neste dia mamãe, quero lembrar.

À minha mãe, no céu, a gratidão!
no verso que fiz por tua inspiração.
para entre muitas mães te eternizar.
Autor: Macedo, Francisco Neves – Natal / RN
  
Uma Trova Nacional
Que nome você daria

à imagem da mãe que chora

ao pé da cama vazia

e um filho que foi embora?...

Autor: Renato Alves/RJ

Uma Trova Potiguar
Nas transparências infindas,
em que o amor transforma tudo,
a mãe via frases lindas
nos gestos do filho mudo!...
Autor: José Lucas de Barros/RN

Uma Trova Premiada
1990  - São Paulo/SP
Tema -  RIMA  M/H
Mãe – palavra que aproxima
criador e criatura;
tão singular que só rima
com a palavra... ternura!
Autor: Antonio Juraci Siqueira/PA

Uma Trova de Ademar
Tal qual mãe celestial,
mamãe também não tem preço!
Toda mãe é sempre igual,
muda apenas de endereço.
Autor: Ademar Macedo/RN

 ...E Suas Trovas Ficaram
Se Deus atendesse um dia
minha prece ingênua e doce,
quem fosse Mãe não morria,
por mais velhinha que fosse.
Autor: Archimino Lapagesse/SC

 Simplesmente Poesia
Inda guardo as batidas do pilão,
com mamãe, de manhã, pilando arroz,
eu mais novo, mais forte e mais disposto,
no rojão, eu na frente, ela depois;
nunca vou me esquecer desta contenda,
o pilão do passado virou lenda,
mas não sai da memória de nós dois!
Autor: Prof. Garcia/RN

 Estrofe do Dia
Seu gesto nos embeleza
tem um coração coeso,
ganha do filho o desprezo
mas ao filho não despreza;
é divina quando reza
é santa sem ter andor,
inocente como a flor
e linda quando engravida;
toda mãe é parecida
com a mãe do salvador.
Autor: Jomaci Dantas/PB

Soneto do Dia
M A M Ã E.

Desça ao túmulo mamãe, e fique inerte!
Na frieza das cinzas sepulcrais.
Durma o sono dos justos, só desperte,
nos espaços das almas imortais.

Este pranto de dor que a gente verte,
eu lhe juro, mamãe, não verter mais.
Para que seu espírito se liberte,
nas alcovas dos céus descanse em paz.

Viva ao lado de Deus, mas pelo menos,
me permita fazer alguns acenos,
implorando os conselhos da senhora.

Dê-me a bênção, e em sonhos me visite,
para que esta saudade sem limite,
não devore-me também, antes da hora.
Autor: Diniz Vitorino/PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário