terça-feira, 3 de maio de 2011

INSTITUTO CHICO MENDES QUER OUVIR POPULAÇÃO

Abrigo do Letreito - Barauna/RN - Foto Diogo Bento

ICMBio quer ouvir população sobre criação do Parque Nacional da Furna Feia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibama vão realizar nos dias 06 e 07 de maio duas consultas públicas sobre a implantação do Parque Nacional da Furna Feia. As audiências, que acontecem nos municípios de Baraúna (dia 6) e Mossoró (dia 07), começam sempre às 8h da manhã e são abertas a toda a população. (Veja abaixo as informações completas dos locais das audiências).

Abrigo do Letreiro
As consultas públicas são a última etapa da fase técnica para a criação de um parque nacional (PARNA). Durante a sessão, especialistas em cavernas explicarão em linguagem simples e acessível qual a importância da área a ser protegida, seus limites e consequências para o meio ambiente e também para a economia da região. Ao mesmo tempo, ouvem a opinião das comunidades e das instituições que poderão ser afetadas pela nova unidade de conservação. Ao final das sessões são elaborados documentos que referendam as consultas ou que podem solicitar estudos complementares para eliminar todas as dúvidas. Depois de terminada essa etapa, a documentação é encaminhada para a presidenta da República, que emite um decreto de criação da nova unidade.
O Parque Nacional da Furna Feia ocupará pouco mais de 10 mil hectares entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Na região está a maior concentração de cavidades subterrâneas do Rio Grande do Norte - mais de 200 cavernas – o que torna a proteção da área de extrema importância. Tanto dentro como no entorno das cavernas existe rica fauna (101 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis) além de formas raras de troglóbios, que são seres que vivem exclusivamente nesse tipo de ambiente. A flora também é bastante variada, com 105 espécies de plantas, das quais 22 só ocorrem na caatinga. Algumas cavidades, como a Gruta do Letreiro, têm grande valor histórico-cultural, pois abrigam inscrições rupestres feitas há milhares de anos pelos primeiros habitantes da região.
Furnba Feia - Barauna/RN   -  Foto: Diego Bento
Além de conservar a biodiversidade, o PARNA da Furna Feia poderá trazer um incremento para a economia local. Como nos parques nacionais é permitida a visitação turística controlada, espera-se que o interesse atraia visitantes de outras regiões do estado e também de todo o Brasil. Mas o grande benefício será mesmo o da proteção ambiental. As cavernas têm elevada contribuição dentro dos ecossistemas e muitas dessas cavidades estão sendo depredadas, tanto na área interna quanto externa, pela ação humana.
Maiores informações sobre as consultas públicas:
Diego Bento – Analista Ambiental – ICMBio – (84) 3201-4230 ramal 2046 – (84) 8849-8847
CONSULTAS PÚBLICAS SOBRE PARNA FURNA FEIA

DATA
HORA
MUNICÍPIO
LOCAL
06/05/11
8h
Baraúna - RN
Auditório da Câmara Municipal de Baraúna. Rua Horto Florestal, 506 - Centro
07/05/11
8h
Mossoró - RN
Auditório Amâncio Ramalho. Av. Francisco Mota, 572. B. Costa e Silva, Campus Central da UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário