terça-feira, 17 de maio de 2011

GOVERNO AMPLIA OBRAS DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO RIO GRANDE DO NORTE

 O sangradouro do açude Alecrim em Santana do Matos necessita de fiscalização e serviços para recuperar a infraestrutura hídrica construida e sem manutenção há muitos anos - Sangria 2009.


"Governo amplia obras de infraestrutura hídrica no Rio Grande do Norte

A infraestrutura de monitoramento e construção de barragens, adutoras e açudes no Rio Grande do Norte vem sendo modernizada para atender a demanda do Estado, principalmente no período de inverno, onde os reservatórios acumulam e escoam grande quantidade de água.  

Um dos exemplos de modernização é a construção de uma central de monitoramento digital dos reservatórios, projeto criado pelo Programa Semiárido Potiguar (PSP) através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e que está em fase de análise pelo Banco Mundial.

Com o projeto, o monitoramento dos reservatórios do Estado será feito através de 57 postos construídos em todas as regiões do Estado, garantindo a vistoria digital dos açudes com capacidade de acumulação de mais de 5 milhões de metros cúbicos. O projeto deverá ser implantado até o final do ano em todo o Rio Grande do Norte.

A construção de estruturas hídricas para contenção de cheias e melhoria do abastecimento humano - como as barragens e reservatórios - continuam sendo o foco principal da Semarh, que planeja iniciar em 2012 a obra da Barragem de Oiticica, a qual será construída no município de Jucurutu, na bacia do Rio Piranhas-Açu, e irá beneficiar 340 mil pessoas. O projeto está em fase de licitação e terá capacidade de acumulação de 600 milhões de metros cúbicos e um investimento de R$ 121 milhões.   

Para garantir o transporte da água de boa qualidade, o Governo do Estado tem investido também na construção de adutoras em todo o Rio Grande do Norte, ampliando a oferta de água e a rede de distribuição em todo o Estado.

Já na região Seridó, o sistema de abastecimento de água ganhará reforço com a construção da adutora Seridó, que levará água captada do Açude Público Marechal Dutra (Gargalheiras) para os municípios de Acari, Currais Novos e quatro comunidades rurais: Bulhões, Brejuí, Gargalheiras e Barra Verde.

A obra foi iniciada em 2010 e tem previsão de conclusão ainda este ano com investimento estadual e federal de R$ 24 milhões distribuídos em 28 quilômetros de extensão e beneficiando mais de 72 mil habitantes".
Por Assessoria de Imprensa Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário