terça-feira, 17 de maio de 2011

EDUCAÇÃO INVESTE: BRASIL SEM HOMOFOBIA


8º Seminário LGBT
Governo vai oferecer capacitação no programa “Brasil sem homofobia”

A deputada federal Fátima Bezerra acompanhou no início da noite de hoje (17/5) reunião entre participantes do movimento LGBT e parlamentares com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O grupo foi tratar da utilização do material educativo “Escola sem homofobia”. Durante a reunião, o ministro anunciou que mais seis mil escolas serão capacitadas dentro do programa “Brasil sem homofobia”, que consiste na capacitação de profissionais da educação para lidar de maneira adequada e de forma educativa com temas relacionados à orientação sexual e de identidade de gênero. Os cursos serão dados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Acerca da utilização do material da campanha “Escola sem homofobia”, Fernando Haddad afirmou que vai encaminhar a discussão para o Consed (Conselho de Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que deverão deliberar sobre a questão. “São os professores dessas redes que vão utilizar o material, por isso, temos de ouvir os secretários estaduais e municipais de educação”, argumentou. Mesmo com a aprovação, o material só será usado pelas escolas que quiserem utilizá-los e que tenham professores capacitados nos cursos oferecidos pelo MEC.

Para o presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, a conversa com o ministro Haddad foi positiva. “Ele nos disse que o material está na última etapa para ser aprovado, e esperamos passar por esta etapa”, afirmou.

A deputada federal Fátima Bezerra elogiou a oferta dos cursos pelo governo. “O programa Escola sem homofobia tem o objetivo de combater o preconceito e promover a cultura da paz e é importante que o governo ofereça os cursos de capacitação aos professores, pois está na hora de a escola romper o silêncio sobre esses temas”, afirmou.

Participaram da reunião com o ministro Haddad os deputados Fátima Bezerra (PT/TN), Érica Kokay (PT/DF), Paulo Pimenta (PT/RS), Artur Bruno (PT/CE) e Jean Wyllys (Psol/RJ), além das senadoras Marta Suplicy (PT/SP) e Marinor Brito (Psol/PA).

Nesta quinta-feira (18/5) pela manhã, será realizado a Marcha contra a Homofobia, que pretende reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.
Fonte: Asscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário