terça-feira, 29 de março de 2011

SANTANA DO MATOS FORA DO POLO TURÍSTICO SERIDÓ, MESMO SENDO O MUNICÍPIO COM O MAIOR NÚMERO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICO DO ESTADO

 
Prof Assis Braga e um grupo de alunos de Santana do Matos na entrada da caverna da Serra dos Bassos, local catalogado com pinturas e gravuras rupestres (Sítio Arqueológico) o qual foi inserido no Projeto Turístico Cultural trabalhado de 2003 a 2007 e na reta final foi abortado pela atual administração do município, ficando de fora do Pólo Turístico Seridó.

 Setur participa da reunião do Pólo Seridó

Na manhã de hoje, foi realizada, em Currais Novos, a 1ª reunião do Pólo Seridó de 2011. Pensar, planejar e discutir ações que possam desenvolver a atividade turística na região são os objetivos dos integrantes deste grupo formado por associações, entidades, instituições, gestores e representantes dos dezessete municípios participantes.

O secretario adjunto de Turismo do RN, Eduardo Bulhões e a subsecretaria de Turismo do RN, Sânzia Cavalcanti, representaram o secretario de Turismo Ramzi Elali. Na abertura da reunião, Sânzia destacou os investimentos previstos no orçamento do Prodetur para a região este ano. "A Setur tem priorizado a diversificação do produto turístico e a interiorização do turismo. Seguindo este pensamento, este ano, a região do Seridó receberá muitos investimentos do Prodetur. O Governo do Estado investirá, por exemplo, em um diagnostico da demanda e oferta da capacitação turística da área e na implantação de vinte cursos profissionalizantes", afirmou.

Outra novidade da reunião foi a validação pelo Conselho do Pólo Seridó da listagem dos sítios arqueológicos que serão contemplados pelo projeto conveniado entre a Setur e o Ministério do Turismo. O convênio para visitação dos sítios arqueológicos do pólo contemplará 10 sítios distribuídos em Carnaúbas dos Dantas, Acari e Parelhas (Casa Santa, Xique Xique III, Mão Redonda, Pedra do Alexandre, Furna dos Caboclos, Furna do Mateus, Poço do Artur, Pedra do Chinelo, Pedra do Vem Vem e Olho d'agua das Gatas).

Dentre os assuntos discutidos os destaques foram para uma apresentação da ADESE como realizador do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Seridó; a apresentação do relatório preliminar do Inventário Turístico do Seridó, produzido pela UFRN; a apresentação do estudo preliminar da Indicação Geográfica do Bordado do Seridó e a apresentação do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre drogas e Messoregião do Seridó e a apresentação da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

Santana do Matos - Casa grande da Fazenda São Vicente sendo na época visitada pelo Sec de Educação Luiz Soares (2007) em acompanhamento ao projeto. O sítio arqueológico São Vicente fica a 300 m do casarão onde seria um ponto de apoio pronto ao fluxo turístco rural e cultural. O projeto pronto, faltando apenas construir tres mata-burros foi abortado por interesses não explicados após três anos de pesquisas e investimento.

Em todas as discussões, a preocupação com o estudo e o planejamento da atividade turística foi destaque. Na apresentação dos resultados preliminares da pesquisa do inventário do potencial turístico da região do Seridó Potiguar, por exemplo, a equipe da UFRN destacou a importância de conhecer melhor a região, seus potenciais e fragilidades, para poder contribuir ainda mais para o seu desenvolvimento. De acordo com o professor Francisco Fransualdo, este será o primeiro pólo turístico do Brasil a ter o seu inventário turístico. "Este material será de grande importância para a região, pois temos que antes de tudo, conhecer nosso potencial arqueológico, histórico, ecológico e cultural para poder oferecer o melhor para o nosso turista e para a nossa população. Temos que desenvolver nosso fluxo turístico ordenadamente", afirmou Francisco.

Geólogo Welson Assunção Ramos e representantes da Secretaria de Turismo/RN (SETUR/RN) em visita ao sítio arqueológico São Vicente período (2007/2008) por ocasião de encaminhamento de pareceres para a Sec de Educação de Santana do Matos e SETUR/RN

A coordenadora técnica do Prodetur/Setur, Carmem Vera, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da participação do Pólo no Salão do Turismo, que será realizado em julho, em São Paulo. "Estamos convidando mais uma vez o Seridó para mostrar todos seus atrativos a nível nacional", enfatizou Carmem. O diretor do Banco do Nordeste/RN, José Maria Vilar, também falou sobre os projetos aprovados pelo BNB no RN, onde mais de 44 municípios foram beneficiados, só em 2010. Ele ressaltou a importância da produção de novos projetos e a disponibilidade do banco em contribuir para o desenvolvimento do turismo.

A inauguração dos Sítios Arqueológicos Xique Xique I e II, realizada na segunda (28), em Carnaúba dos Dantas, também foi um dos destaques do encontro.

Pólos Turísticos do RN 

O Rio Grande do Norte está divido em cinco pólos turísticos: 

1 - Costa das Dunas
2 - Agreste/Trairi
3 - Serrano
4 - Costa Branca
5 - Seridó.

Do Pólo Seridó, fazem parte os municípios de: 
Acari, Caicó, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, Florânia, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

Seridó
Localizado ao sul do Estado, este pólo é constituído por ecossistemas naturais e possui uma vegetação única: a caatinga. Faz parte do nordeste semi-árido e abrange importantes sítios arqueológicos, que registram a presença do homem pré-histórico através das inscrições rupestres. Com cavernas, serras, trilhas, rios, açudes e tanques naturais. A força das tradições populares, como os folguedos e festas religiosas, a gastronomia sertaneja e o seu rico artesanato com seus famosos bordados, também despertam o fascínio dos visitantes. 
Por Assessoria SETUR

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir