quarta-feira, 30 de março de 2011

INADIMPLENTES DA CAERN TERÃO MAIS 180 DIAS PARA EFETUAREM SEUS PAGAMENTOS

 
 Caern prorroga prazo para usuários pagarem dívidas com descontos

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está prorrogando por mais 180 dias o prazo para os usuários inadimplentes regularizarem sua situação perante a empresa. Com a decisão, o prazo para incentivo à negociação de débitos, previsto para terminar nesta sexta-feira, dia 1º de abril, fica prorrogado até o dia 30 de setembro. Durante este período a Caern está concedendo desconto de 50% nos valores das multas regulamentares, taxas de corte ou de religação e também dos períodos não faturados. A empresa está dispensando acréscimos nos juros de mora e atualização monetária, sejam nos débitos faturados ou para cobrança futura.

Para o diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, a empresa não tem interesse em cortar água de nenhum usuário, mas não admite que alguns queiram receber os serviços, de forma clandestina, sem pagar por eles. "Isso é injusto e afronta aqueles que cumprem seus compromissos, pagando as contas dentro do prazo", ressaltou Gasi. Disse ainda que é inaceitável comprometer a qualidade dos serviços de água e esgotos, por falta de recursos, motivada  pela inadimplência. Segundo ele, a prorrogação é a oportunidade de parcelar débitos em até 36 vezes ou receber descontos nos pagamentos à vista, além da dispensa de multas, juros e correção monetária. O incentivo vale para todas as categorias de consumidores, incluindo públicos, industriais, comerciais e particulares, que possuem contas atrasadas até março de 2010.

INCENTIVOS
O assessor comercial, José Dantas, informa que quem parcelar o débito, no máximo em 36 vezes, terá anistia total dos acréscimos, dos juros e atualização monetária da dívida, além do desconto de 50% no valor da multa. Ele lembra que o valor da parcela não poderá ser inferior a metade do valor da respectiva tarifa mínima. O pagamento será feito através das faturas mensais. Mesmo que exista parcelamento anterior, o usuário poderá negociar outro débito para cobrança futura, aproveitando o incentivo da resolução da Diretoria Colegiada da Caern. Todas as situações serão analisadas individualmente, seguindo os critérios previstos na resolução.

José Dantas informa ainda que está em fase de contratação, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Cadastro Bancário (Serasa), para bloquear o crédito dos inadimplentes com a empresa, a exemplo de outras congêneres. A Caern possui 836.041 ligações (economias) de água no Rio Grande do Norte, desse total, 150 mil, aproximadamente, estão cortadas ou suprimidas.  A fiscalização da Caern constatou também que grande parte desses usuários com serviços cortados já realizou religações por conta própria e estão consumindo água cladestinamente.

Quem quiser aproveitar a oportunidade para negociar as dívidas, deve dirigir-se a um dos escritórios da Caern nos municípios, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, levando uma fatura dos serviços de água e esgotos, RG e CPF. Nas Centrais do Cidadão, procurar o guichê da Caern, de terça a sexta-feira, das 9 às 21h e aos sábados das 9h às 17h. 
 F: AssCom Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário