quarta-feira, 30 de março de 2011

HOSPITAL WALFREDO GURGEL REALIZOU PALESTRAS SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER GINECOLÓGICO

 Prevenção do câncer ginecológico é tema de debate no Walfredo Gurgel

O Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) realizou nesta quarta-feira (30), uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foram quatro palestras com foco na prevenção do câncer ginecológico e na saúde da mulher.

Entre as diversas informações debatidas no evento, foram divulgados os três tipos de câncer mais comuns entre as mulheres do Rio Grande do Norte: pele não melonama, mama e colo de útero. Além disso, a técnica do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Severina Pereira, declarou que 80% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Ainda segundo a técnica, existem no Estado 28 serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem tratamento oncológico.

A ginecologista do Nast Marilda Macario respondeu dúvidas das participantes do evento e enfatizou que a mamografia é o único exame recomendado para identificar com segurança a presença da doença. "É difícil detectar um câncer de mama com muita antecedência. Por isso o preventivo deve ser feito uma vez ao ano", afirmou. Ela explicou também que a mulher fica mais suscetível a apresentar um quadro canceroso de colo de útero quando inicia sua vida sexual ou quando se encontra no período de gravidez.

Do total de 1.276 funcionárias do Walfredo Gurgel, apenas 30 procuram mensalmente o Nast, para se precaver contra a doença. Apesar disso, Marilda Macario informou não haver registro de casos de câncer de colo de útero entre as servidoras do hospital. Existem, porém, diversas ocorrências de lesões pré-malignas. "Essas lesões são alterações celulares superficiais que, se não forem devidamente tratadas, podem evoluir para um quadro cancerígeno", explicou a ginecologista.

Entre as medidas de prevenção ao câncer, além da realização periódica do exame clínico das mamas, foi destacada nas palestras a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, incluindo o aumento da ingestão de produtos integrais, tubérculos, vegetais e frutas e a diminuição da ingestão de alimentos gordurosos. Outra medida recomendada foi a prática regular de atividades físicas.
Por Assessoria Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário