quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROJETO RONDON INTERAÇÃO CULTURAL ENTRE SANTANA DO MATOS/RN E MEDIANEIRA/PR

Rondonistas do Paraná e do Rio Grande do Sul em Santana do Matos acompanhados pelo professor Assis Braga visitam a caverna da serra dos Bassos, situada nas proximidades da comunidade de Tapuia.  O local  se destaca pelo espaço interno e a magnífica vista panorâmica  das encostas. No seu interior encontram-se vestígios de pinturas rupestres, já considerado o mais visitado sítio arqueológico dos 84 já catalogados no município.
Fotos: Acervo fotográfico cultural - Assis Braga

Paranaense pai de rondonista comenta receptividade do povo santanense

O advogado Ignis Cardoso dos Santos atuante em Medianeira/PR postou comentário neste Blog no texto: “Projeto Rondon – Paranaenses em Santana do Matos – Paradoxo socio-econômico-cultural de um país continental” publicado dia 22 de Janeiro. Dr Ignis relembrando a infância em Apiaí/SP, fez referência as suas imagens vivas adquiridas quando criança e que agora faz analogias pelos valores consolidados do bom relacionamento e dedicação dos rondonistas e a população daquela cidade quando recebia estudantes do Projeto Rondon.
Marcelo e mais tres colegas rondonistas no interior da caverna da serra dos Bassos. No fundo a estreita passagem de acesso a abóbada em pedra proporciona momentos de deslumbramento pela formação erosiva do grandioso espaço por milhares de anos. Proporciona ao visitante solidez e perpetuidade, ao mesmo tempo impressiona pela formação natural em traços côncavos. As abóbadas de pedra também eram visíveis nos edifícios civis do mundo romano e já haviam sido experimentadas nos religiosos, no bizantino, especialmente sob a forma de cúpulas, talvez pelo pasmo ante os formatos naturais dos espaços físicos.

O Dr Ignis é pai de Marcelo Souza Cardoso rondonista que se encontra em Santana do Matos participando do Projeto. O cidadão Ignis em sua mensagem parabenizando o povo santanense pela receptividade aos rondonistas, confirma assim, uma de nossas características: cidade hospitaleira. - Além da beleza rústica entre a chapada da serra, encostas e várzeas permanecem outros valores fortificados pela religiosidade, espontaneidade, inspirando traços poéticos pela silhueta da serra grande que ameniza o horizonte de poucas nuvens na maioria dos dias quentes do ano. Nossa mensagem de agradecimento ao pai Ignis, aqui faremos o possível para que boas lembranças marquem as vidas desses jovens para que possam no futuro como cidadãos e cidadãs retransmitirem outras mensagens otimistas, de solidariedade e fraternidade entre os povos, tal expressivo quando foi o Dr Ignis Cardoso dos Santos em seu comentário.

Um comentário:

  1. Venho através deste blog parabenizar toda a equipe do projeto Rondon. Dizer que a receptividade do povo santanense é apenas uma consequência de toda a dedicação demonstrada desta equipe à nossa cidade. Esperamos que mais jovens universitários venham para nos presentear com essa integração cultural, social e intelectual. PARABÉNS EQUIPE RONDON...O POVO SANTANENSE JÁ ESTÁ COM SAUDADESSSS!

    ResponderExcluir