quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA NA GUERRA CONTRA A DENGUE


Mosquito da Dengue - Aedes Aegypti

MP contra a dengue

Ministério Público vai denunciar quem mantiver criadouros do mosquito transmissor da dengue em Londrina. Pena pode chegar a um ano de prisão

Pessoas e empresas notificadas pela Prefeitura de Londrina por manterem em casas e estabelecimentos comerciais focos do mosquito da dengue serão denunciadas criminalmente. É o terceiro ano consecutivo que a medida é aplicada. Segundo o promotor da Saúde, Paulo Tavares, o Ministério Público já solicitou documentos para a Secretaria de Saúde e deve apresentar as denúncias nas próximas semanas.

Em 2010, 20 pessoas e empresas foram denunciadas ao Juizado Especial Criminal. Em caso de condenação, a pena varia de um mês a um ano. De acordo com o promotor, as denúncias são baseadas no artigo 268 do Código Penal. “Quem foi denunciado foi por não atender a determinação do poder público de não facilitar a propagação de doenças contagiosas. É o caso da dengue”, afirmou.

De acordo com o promotor, a denúncia criminal à Justiça é uma medida extrema e atinge pequena parcela da população. Para ele, a maioria das pessoas está consciente do risco da dengue e toma cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito.

Ontem, a Secretaria de Saúde divulgou novos números da doença no Município. Em uma semana, o número de casos de dengue confirmados aumentou 55% chegando a 426. Uma semana antes, o número de confirmações era 275 casos.

De acordo com Sandra Caldeira, gerente de epidemiologia da secretaria, até ontem haviam 28 pessoas internadas com suspeita da doença nos hospitais de Londrina. Três pessoas tiveram a febre hemorrágica após contraírem dengue pela segunda vez.

A zona leste continua com o maior número de casos e em estado de epidemia. Dos 426 doentes, 323 (75,8 %) moram na região. De acordo com Sandra Caldeira, os resultados dos mutirões de limpeza e a aplicação de um novo fumacê devem apresentar resultados significativos em um mês. A causa da morte de três pessoas, com suspeita de dengue, será divulgada amanhã. A gerente de epidemiologia afirma que as causas da dengue continuam sendo o maior desafio. “A verificação de vasos de plantas, calhas, garrafas e objetos que acumulam água ainda são as maiores barreiras culturais para os moradores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário