sábado, 22 de janeiro de 2011

PROJETO RONDON - PARANAENSES EM SANTANA DO MATOS - PARADOXO SOCIO-ECONÔMICO-CULTURAL DE UM PAÍS CONTINENTAL


Universitários do Projeto Rondon em Santana do Matos

Rondonistas exibem unhas pintadas
com o símbolo do Projeto Rondon
Hoje, 23, chegam a cidade os universitários da UFPR, voluntários do projeto Rondon. A princípio ficarão inspirados pelo choque visual e cultural pela comparação feita ante o paradoxo físico e social expostos à análise de suas curiosidades.

Paraná e Rio Grande do Norte - entre Santana do Matos e qualquer cidade paranaense o contraste se faz presente, motivando a mente, virão as observações sociológicas, sociais, econômicas e culturais de qualquer jovem curioso e pesquisador.

Um Brasil continental e desigual com potenciais diferenciados, emergente, agora desponta ao primeiro mundo pelo braço forte  das origens miscigenadas que busca e soma sempre que possível uma concepção de Estados Federativos onde desejamos a paz, a fraternidade e o progresso como Federação.

Nossas boas vindas! – não significa apenas receptividade. Carentes de oportunidades sócio-econômicas nós igualamos a outros anseios proporcionais por virtudes comuns ou não comuns, comparados sentimentos e valores a serem conservados.

“Os acadêmicos da UFPR estarão desenvolvendo ações abordando assuntos relacionados ao meio ambiente, comunicação, trabalho, tecnologia e produção, através de palestras, mini-cursos, e oficinas, principalmente para funcionários públicos, representantes de associações, cooperativas e demais membros da população interessados pelos assuntos discutidos”, assim consta a pauta do projeto a ser executado.

Douglas DC-3 utilizado pelo PR entre 74 e 80
O Projeto Rondon foi criado na década de 60 pelo Governo Militar e é hoje coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com outros ministérios e das Forças Armadas. Tem a missão de viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, com caráter voluntário.

Assuntos as serem abordados
Alimentação sustentável, saneamento ambiental, resíduos sólidos, água e esgoto, nutrição, ecologia e preservação, deficiência e diversidade, tabagismo, hipertensão arterial, informática, música entre outros temas relevantes.

Locais das atividades no município
A Equipe do projeto Rondon irá desenvolver atividades em Barão de Serra Branca, Câmara Municipal, Casa de Cultura, Colônia de Pescadores, Escola Estadual Aristófanes Fernandes, Santa Tereza, Sítos Arqueológicos, São José da Passagem e na sede do município.

Áreas
Todas as áreas serão contempladas, Sáude, Educação, Alimentação, Economia e Agricultura, Direitos Humanos e Justiça, Cidadania, Cultura, Trabalho e Renda, Comunicação, Meio Ambiente, Integração com a Comunidade entre outros assuntos.

F: Release santanadomatosemfoco.blogspot.com

Um comentário:

  1. Santana está de parabéns. Quando criança tive o privilégio de conhecer rondonistas no interior de São Paulo, cidade de Apiaí. Nunca mais esqueço a dedicação dos rondonistas e dos cidadãos para com eles. Parabéns também pela receptividade, coisa ímpar que será inesquecível aos recepcionados. Isso significou apreço tamanho que Santana sempre ficará no coração desses paranaenses. Abraços a todos os Santanenses, atenciosamente, Dr. Ignis Cardoso dos Santos, advogado em Medianeira e pai do Rondonista Marcelo Souza Cardoso dos Santos.

    ResponderExcluir