sábado, 15 de janeiro de 2011

GUIMARÃES DE SANTANA DO MATOS ENTRAM EM CONTATO COM FAMILIARES EM NOVA FRIBURGO


Familiares em Natal entram em contato com Aderson Carvalho em Nova Friburgo

A matéria postado pelo Ponto de Vista:

“GUIMARÃES NATURAIS DE SANTANA DO MATOS TENTAM CONTATO COM PARENTES QUE MORAM NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO”

e retransmitida pelos sites:

santanadomatosemfoco.blogspot.com
edilimafreire.com.br
fdamiaonoticiais.blogspot.com

e outros teve solidariedade recíproca dos comunicadores na internet. O apelo teve retorno muito rápido ante as dificuldades ainda existente em Nova Friburgo nos dias seguintes a tragédia faltando energia, água e tranqüilidade ao povo. Mesmo assim, os internautas localizaram Aderson Carvalho e quando os telefones foram restabelecidos foram feitos os contatos com seus familiares em Natal.

Aderson Carvalho e Silésia Guimarães (com origens em Serra do Gado) moram há muitos anos em Nova Friburgo, as indagações sobre notícias dos santanenses foi uma solicitação de seus parentes que residem em Natal. Só hoje, as 15/1500h mantive contato com Aderson, nos informando que todos os seus familiares nada sofreram e que as residências das duas famílias não foram atingidas pela tragédia desta quarta-feira.

Aderson Carvalho, industrial aposentado, foi fundador e diretor do Sindicato das Indústrias do vestuário de Nova Friburgo e região (SINDVEST/Nova Friburgo); Diretor e Conselheiro permanente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro. Aderson, atualmente aposentado, cuida dos dividendos na Industria de peças íntimas “lingeries” em Nova Friburgo onde teve um galpão com danos materiais por ocasião da tragédia.

Aderson é tio do Dr Edvaldo Guimarães, nunca esqueceu as origens e vem sempre visitar seus familiares. Nos últimos anos vem sempre a cidade por ocasião da Festa de Sant’Ana, em 2009 visitou a Igreja Matriz, levei-o a câmara dos vereadores onde elogiou a infra-estrutura existente, e fez uma visita de cortesia ao presidente da casa, na época - vereador Magnos José dos Santos.

Aderson em 2010 trouxe o filho Aderson Bussinger Carvalho - Mestre em ciências jurídicas e sociais pela UFF, professor substituto da FND/UFRJ, advogado e conselheiro titular da ordem dos advogados do Brasil (Seção do Rio de Janeiro) e escritor. Bussinger me confidenciou por ocasião da Festa do Reencontro em 2010 que sentiu momentos indescritíveis ao conhecer parentes, valores e as oportunidades de aproximar-se de suas origens paternas, garantiu que estaria novamente na Festa de Sant’Ana 2011.

Carta aberta em 2007 de Aderson Carvalho

Carta do Leitor publicada pelo Jornal Cajarana em 2007

Caro(a) Editor (a):  -  (Carta aberta endereçada à Dra. Suely Magna.)


‘’Dra. Suely Magna Nobre Felipe,

Sou da família Carvalho, filho da terra morando há mais de 40 anos em Nova Friburgo/RJ, pioneiro e fundador do ramo de confecções nesta cidade, que se tornou o maior pólo industrial do país no setor de lingerie, membro do Sindicato Patronal, ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico do município e hoje empresário industrial aposentado, leitor assíduo do Jornal Cajarana. Um dos exemplares chegou às minhas mãos pela primeira vez através do meu sobrinho Dr. Edvaldo Guimarães.

A partir daquele número entrei em contato com o Sr. Dutra Assunção, diretor do Jornal e recebi todos os exemplares publicados anteriormente, recebendo agora mensalmente o Cajarana. Leio e releio com muito orgulho, tornando-me, apesar da ausência, mais santanense. Providenciei várias assinaturas em Nova Friburgo e Recife, onde também tenho familiares, santanenses. Sempre em contato através de e-mails procuro incentivar, motivar esta iniciativa empreendedora que foi a criação de um jornal para a cidade. Ler o Jornal Cajarana, ponto a ponto, vírgula à vírgula, é como um filme que passa na mente, ampliado pelo tempo e pelas puras lembranças da adolescência.

Ao abrir a 9ª edição, Dra. Suely, e não encontrar o baú de sabedorias ou como queira chamar a coluna: “Um caçuá de letras e de leis”, escrita pela senhora, bateu uma tristeza só comparada a tantas outras, quando relembro a nossa Santana do Matos. Ao ler a crônica de agradecimento da página 2 daquela edição, senti nas palavras do Diretor do Jornal as mesmas emoções que atribuiria sobre a falta de suas matérias. Imagino a necessidade que tem o Ministério Público Estadual de suas análises, de suas decisões e de suas “bem traçadas linhas”, quando no exercício de suas funções naquela promotoria.

Mas, não esqueça Dra. Suely Magna Nobre Felipe, que sua vocação autêntica e realizadora estão transcritas no trabalho que terá de deixar como escritora e poetisa. Um legado cultural reservado ao povo de Santana do Matos.

Fluidos positivos enviados almejando muitos anos de vida e que volte logo a escrever sua coluna no Jornal Cajarana!

Aderson Carvalho
Nova Friburgo/RJ’’

Um comentário:

  1. Parabéns à Redação Cajarana e ao blog Ponto de Vista. Me comoveu ver o apelo do jornal e a resposta positiva por parte dos leitores e dos Internautas. Fico feliz em saber que a prima Silésia Guimarães e sua família estão à salvo da tragédia que se abateu sobre esta região do RJ, onde eles moram.

    ResponderExcluir