quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CHUVAS NA CAPITAL GERA EXPECTATIVA DE BOM INVERNO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE


Tempo deve continuar nublado na capital

O ano já começa com chuvas na capital potiguar. A previsão realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) é que até sexta-feira - período que já tem coleta de informações - o céu oscila entre nublado e parcialmente nublado, com temperatura em torno de 25° C. Quando o sol aparece, a marca pode subir para 30° C. Somente hoje serão analisados o restante dos dados da previsão do tempo, dos primeiros 15 dias de janeiro. A expectativa é que haja um bom inverno para os agricultores no interior do estado, com a possibilidade de precipitações acima do normal para o período.

O motivo é a zona de convergência intertropical. "Além disso há uma frente fria que vem se deslocando do sudeste para o nordeste do país. É o que causa as chuvas frontais" informa o meteriologista da Emparn, Gilmar Bistrot. Durante a semana, as chuvas estarão saindo do litoral com destino ao Agreste, no interior do RN. "A tendência é quehaja um bom período de plantio para os sertanejos" ressalta Gilmar.

Os meteorologistas adiantam que as chuvas são mais comuns durante o inverno, que acontece entre meados de fevereiro até o mês de maio. No litoral as precipitações permanecem até o mês de julho. Em relação ao nível de chuvas considerado dentro da normalidade, a variação ocorre em torno de 600 e 700 mm nesse período. De acordo com o diretor geral da Defesa Civil no município, coronel Marcos Pinheiro "Estamos prontos para atender as situações de emergência". Em Natal e no interior, por enquanto não há registros de regiões com alagamentos.
F: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário