sábado, 22 de janeiro de 2011

54 ANOS DO ESPAÇO DEMOCRÁTICO "BOCA MALDITA" EM CURITIBA


Com a presença dos jovens paranaenses em Santana do Matos participando do Projeto Rondon (UFPR) vamos conhecer um pouco do espaço famoso em Curitiba "Boca Maldita"


54 anos do democrático espaço “Boca Maldita” em Curitiba

A data de 13-12-1956 registra criação da tribuna livre nacionalmente conhecida como “Boca Maldita” localizada no calçadão da Avenida Luiz Xavier, em frente aos cafés, em Curitiba. A partir daí são muitas histórias. Um dos fundadores, Anfrísio Siqueira, foi o eterno presidente, que após seu falecimento, assumiu seu filho Ygor Siqueira.

O jornalista e professor Joel Melo
"cuidando" dos sapatos na Boca Maldita
Poderosa nos meios políticos, a Boca Maldita ficou famosa desde que se atribuiu a ela a responsabilidade pela cassação, nos anos70, do governador do Estado Haroldo Leon Peres. Seu lema é "nada vejo, nada ouço, nada falo". Durante a ditadura militar, funcionou como tribuna livre.
Outra tradição é o jantar da Boca Maldita, que no ano passado chegou a 52ª edição. E ficou conhecido como o encontro da “Ordem dos Cavalheiros” da avenida Luiz Xavier . Hoje o espaço que começa do calçadão da Rua das Flores, na junção com a Praça Osório, é um dos locais mais tradicionais na cidade para manifestações populares e artísticas, campanhas de cunho social e comícios.


Julio Gomel: Tudo começou
por causa de um bueiro ...
O médico urologista Julio Gomel, falando ao hora H, lembrou do professor Abrão Fuks, que nos anos cinqüenta “reuníamos no Café Guairacá aqui na Luiz Xavier. Tínhamos uma espécie de confraria, formada por estudantes, profissionais liberais, empresários onde se falava de tudo. Bem próximo ao local exista um bueiro que exalava um mau cheiro. E Abrão Fuks disse: vamos sair de perto dessa “boca maldita”, referindo-se ao bueiro. Daí o nome”.   Julio Gomel : “Tudo começou por causa de um bueiro...”



O Espaço dos “Profissionais Lustradores de Calçados"

“A Boca Maldita é considerada o espaço mais democrático do país. Nela realizou-se o primeiro comício das "Diretas Já", lembra João de Lima Paulino, atual presidente da Associação dos Profissionais Lustradores de Calçados de Curitiba (popularmente conhecidos como engraxates), que trabalha na Boca do Brilho, junto outros colegas filiados a entidade. João se diz satisfeito com a entidade que existe a mais de três décadas e que tem apoio de varias empresas, como a Omar Calçados que fornece camisetas aos profissionais. Mas João tem uma reclamação: o mau cheiro no local, em conseqüência da urina depositada à noite no parquinho da Praça Osório. Pede que as autoridades competes não só fiscalize mais também providencie a limpeza do local.

Três placas, quatro nomes

Na avenida Luiz Xavier, em frente a Galeria Tijucas, esta uma escultura criada pelo projetista Guilherme Preissler. Existem três placas em bronze, citando quatro nomes: Saul Raiz, Jaime Lerner, Horário Rodrigues e Anfrisio Siqueira.
Aqui a íntegra dos textos :
1) “Ao prefeito Saul Raiz, que povoou de vida e verde esta cidade de gente irmã. A Homenagem da Boca Maldita – 27-10-78”
2) ”Ao prefeito Jaime Lerner, que fez de Curitiba a cidade da esperança e transformou em ruas e praças em território de homens livres. Homenagem da Boca Maldita, em 27-10- 73”
3) “Este local de liberdade foi construído graças ao apoio do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Horário Rodrigues e do presidente da Boca Maldita, Anfrisio Siqueira”

Lilian, a arrematadora de prêmios
A matogrossense Lílian da Silva Machado, atualmente radicada em Curitiba, é uma daquelas pessoas, que mostra (e gosta) do que faz profissionalmente. Atualmente no Lucca Cafés, o destacado espaço dos integrantes da Boca Maldita.

Com a simplicidade que se contrapõe a dedicação naquilo que sabe fazer em profissionalmente, ela contou ao jornal hora H conquistou os primeiros lugares do Campenato de Baristas nos anos de 2007 e 2008 e ficou em segundo lugar este ano. O evento é promovido pela ACBB - Associação Brasileira de Café e Barista.

Lucca Cafés Especiais conquista espaço
O Lucca Cafés Especiais tem como sócios o casal Geórgia Franco de Souza e Luiz Otavio. A cafeteria já foi eleita varias vezes como o melhor da cidade pela Revista Veja. Atualmente possui varias cafeterias na capital paranaense, além da matriz e também está presente em São Paulo Ao falar em novembro no FICAFE 2009 - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, realizado em Jacarezinho, Geórgia Franco de Souza, disse que café especial é uma categoria de grãos e não tem nada a ver com bebidas feitas à base de café. Georgia Franco de Souza explicou que o termo café especial foi criado em 1974, por Erna Knutsen, primeira mulher provadora de café do mundo. "Café especial é uma categoria de grãos certificados e não tem nada a ver com bebidas feitas à base de café. O café especial é torrado em lotes de no máximo 10 quilos. O consumidor vê o grão e a moagem é feita de acordo com o preparo. O produto deve ser consumido em até um mês após a torra", ensinou.
F:juk.horaknews

Nenhum comentário:

Postar um comentário