terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NATAL PERMANECE COMO CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO


Projeto Estádio das Dunas será mantido e Natal permanece como cidade sede da Copa do Mundo

Reunião realizada no RJ sobre a copa 2014
Natal permanece como cidade sede da Copa do Mundo 2014 e o projeto do Estádio Arena das Dunas será mantido, com alguns ajustes para enxugar custos. Essa foi a decisão final da reunião realizada na manhã desta terça-feira (7), no Comitê Organizador Local (COL) da Copa, no Rio de Janeiro, entre o Governo do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Entre os ajustes que serão feitos no projeto inicial do novo estádio estão à redução do número de garagens cobertas, a diminuição do pódio e da área de cobertura. Com os ajustes previstos, os custos da construção do novo estádio caem de R$ 420 milhões para R$ 400 milhões.

O Governo do Estado, por sua vez, fará uma modificação da modelagem econômico-financeira do projeto, reduzindo o período da PPP (Parceria Público-Privada) de trinta para vinte anos, e acrescentando ao fundo garantidor, constituído até agora por terrenos, um suporte financeiro. “Trazendo para 20 anos, o investidor terá o retorno dos recursos aplicados em menos tempo, e, consequentemente, o Estado pagará menos juros”, destaca o secretário extraordinário para assuntos da copa, Fernando Fernandes.

Com a concordância do governador Iberê Ferreira, da prefeita de Natal, Micarla de Souza, e da governadora eleita Rosalba Ciarlini, o novo edital deverá ser publicado ainda este ano para que a conclusão do processo licitatório seja concluído em abril. Dessa forma, ainda em abril serão iniciadas as obras do Estádio das Dunas.

Para a manutenção de Natal como cidade sede, o secretário Fernando Fernandes destaca a importância da integração da classe política do Rio Grande do Norte. "Foi fundamental a união de todas as principais lideranças do Estado à favor da Copa do Mundo em Natal", disse o secretário.

Na reunião no Comitê Organizador Local da Fifa, estiveram presentes pelo Rio Grande do Norte, o governador Iberê Ferreira de Souza; o secretário para assuntos da copa, Fernando Fernandes; a governador eleita Rosalba Ciarlini; e a prefeita de Natal, Micarla de Souza.
Fonte: Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário