sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL COMO O NOVO CÓDIGO AMBIENTAL FORAM POSITIVAS EM 2010


Desmatamento teve queda recorde neste
ano, segundo Prodes, do INPE.

“Seca atingiu famílias e levou rios a terem menor nível de água na história”.

Em 2010, a Amazônia teve seu menor índice de desmatamento detectado desde 1988 e bateu o recorde de devastação mínima pelo segundo ano seguido. Ainda assim, dados do Prodes, sistema pelo qual o Inpe avalia a derrubada anual da floresta, mostram que 6.451 km² de mata foram derrubados entre agosto de 2009 e julho de 2010, uma área maior que o Distrito Federal.

Mudanças na legislação ambiental também foram destaque este ano, como a aprovação do texto-base do novo Código Florestal, em julho, e que ainda gera polêmica entre deputados ruralistas e ambientalistas. No mesmo mês, a Aneel aprovou a formação do consórcio para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, despertando protestos no Brasil e no exterior.

A seca foi acentuada em 2010 na Amazônia. Entre outubro e novembro, os rios Negro, Solimões e Amazonas tiveram vazante recorde com os menores índices de nível de água na história. Só no estado do Amazonas, a seca deixou 40 mil famílias em emergência e colocou 25 municípios em alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário