quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PALESTRA SOBRE OS RISCOS DA "KPC" DESPERTA INTERESSE DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE DO HOSPITAL WALFREDO GURGEL


Secretaria de Saúde promove palestra sobre os riscos da KPC

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, da Secretaria Estadual de Saúde, promove nesta sexta-feira, 5, a partir das 10h, uma palestra sobre os riscos da Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) para os funcionários do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Na palestra, serão abordados os temas: mecanismo emergente de resistência bacteriana da KPC e medidas de prevenção e controle de bactérias resistentes aos antimicrobianos". Os assuntos serão expostos pela microbiologista do Laboratório Central (Lacen) e pela infectologista, Rosângela Morais.

De acordo com Rosângela, o fenômeno da resistência bacteriana aos antimicrobianos disponíveis, especialmente nos últimos 20 anos, tomou a dimensão atual de um problema de saúde pública mundial. "Estes microorganismos estão diretamente relacionados a qualquer local com atividade de assistência à saúde e somente com uma política de prevenção e controle de germe multidroga resistente, poderemos minimizar essa problemática".

Resistência aos antibióticos atualmente conhecidos não é novidade. São diversos os mecanismos utilizados pelas bactérias para garantir a sua sobrevivência diante dos medicamentos específicos para sua eliminação e cura de muitas doenças infecciosas. A enzima KPC foi descrita pela primeira vez em 2001, nos Estados Unidos, em espécies de Klebsiella, entretanto, outras bactérias também já foram identificadas como produtoras da KPC.

Prevenir, segundo a infectologista, ainda é o melhor remédio. Todos os estabelecimentos de saúde, explica ela, devem adotar políticas de prevenção e controle para microorganismos multirresistentes, como são nominados por se mostrarem resistentes a diferentes classes de antibióticos.
Por Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário