quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ATIVIDADES FÍSICAS - VETORES DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Secretaria de Esporte e Lazer lança projeto RN Ativo na capital

Para disseminar e estimular a prática de atividades físicas entre a população natalense em busca de uma melhor qualidade de vida, bem como orientar a sociedade sobre a prática saudável e adequada de exercícios, a Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (Seel), em parceria com o Idema, Parque das Dunas e Unimed, lança nesta terça-feira, 19, o projeto "RN Ativo". O evento será realizado no Anfiteatro Pau-Brasil, Parque das Dunas, a partir das 6 horas.

O projeto irá oferecer orientação médica, informação, prescrição, acompanhamento e avaliação aos praticantes de atividades físicas e caminhadas. “Trata-se de um conjunto de ações que irão transformar a prática das atividades físicas em Natal, tornando-a mais segura e saudável. Uma estrutura de atendimento composta por monitores que irão oferecer serviços de atividade física aeróbica, registro de peso e altura, verificação de pressão arterial basal, peso corporal, porcentagem de gordura, acompanhamento da freqüência cardíaca, distribuição de material educativo sobre os cuidados e critérios para a prática de atividade física e seus benefícios, sobre o controle de doenças, tais como diabetes, hipertensão e obesidade, além de informações sobre fatores de riscos coronarianos, fumo, álcool, stress, gordura e outros.

O "RN Ativo" será realizado inicialmente no Bosque dos Namorados - área de uso público do Parque das Dunas - Além do Parque das Dunas, a idéia é de que a iniciativa seja estendida futuramente para o calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, e para a avenida Afonso Pena.

Nota do Blog:

Jovens dançando na boca da garrafa (*)
Oportunidades de praticar atividades físicas e esportivas em busca de uma melhor qualidade de vida não são privilégios de moradores da capital. As secretarias de esporte e saúde dos municípios interioranos, atualmente estão com efetivos de profissionais nessas áreas que podem desempenhar com a mesma eficiência suas funções atribuídas.

Estimular e disseminar são verbos que permanecem sem sentença pronominal, ficam mesmo na forma do infinitivo na nossa região. Estímulo e divulgação de valores são ações não culturais nas cidades do interior. Em Santana do Matos, por exemplo, qualquer atividade ou evento que vise o desenvolvimento social, cultural ou mesmo qualidade de vida, tem que vir atrelado à programação, uma festa com banda, um forró, muita bebida, esses sim, são os permanentes estímulos limitantes de valores da própria qualidade de vida do nosso povo. Prática cultural explorada por alguns e muitas vezes subsidiada pelos segmentos sociais, representativos e governamentais.
Jovens empunham bebida como troféus(*)
Conceitos de lazer são amplos, distorcidos e interpretativos. Alguns se acham até empreendedores junto aos mais jovens pelo falso lazer oferecido. Por necessidades de sobrevivência exploram a juventude, sua energia, disseminando comportamentos e ações nocivas a juventude, a própria sociedade. Uma pura realidade, um vetor crescente de desserviços de alguns que ainda ostentam cidadania.

Jovens no Big Brother Brasil - A hipocrisia ferindo a dignidade humana como se fora Sodoma e Gomorra da modernidade midiatizada, uma consequência de novas gerações desprovidas de identidades e valores socializantes

(*) - Fotos ilustrativas disponívveis na Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário