quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ANRP E AFDM-RN PROMOVEM PALESTRA SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL - MITOS E REALIDADE"


Vice Presidente do CFM discute política de saúde mental comemorando dia mundial em Natal

Com o objetivo de discutir e apontar soluções para a problemática da saúde mental, estará presente em Natal nesta próxima sexta (08), o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, psiquiatra Dr. Emmanuel Fortes, ministrando palestra sobre “Política de Saúde Mental – Mitos e Realidade”, às 20 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina do do Rio Grande do Norte. A palestra é aberta ao público em geral sendo promovido pela Associação Norte Riograndense de Psiquiatria com o apoio da Associação de Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do RN – AFDM-RN.

Para a presidente Myrna Chaves, o evento ocorre num momento bastante oportuno próximo ao dia 10 de outubro, dia Mundial da Saúde Mental instituído pela ONU. “É importante comemorar a data discutindo políticas públicas adequadas para o tratamento dos doentes mentais e dependentes químicos, e sociedade em geral”, explica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 450 milhões de pessoas são atualmente afetadas por desordens mentais e neurológicas, sendo que milhões nunca buscarão ou receberão tratamento.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria os transtornos mentais são reais, diagnosticáveis, comuns e universais. Se não tratados, podem produzir sofrimento e graves limitações nos indivíduos, além de perdas econômicas e sociais. Prevenção e tratamento são possíveis, mas muitas pessoas não são corretamente tratadas. Uma política nacional bem definida e programas de promoção de saúde mental e controle dos referidos transtornos são soluções plausíveis e eficazes para a população. Em inúmeras regiões do Brasil, já não são mais as doenças infecciosas os maiores problemas sanitários. As doenças crônico-degenerativas e as mentais representam o maior fardo social e econômico, segundo estudos da OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário