quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SELO UNICEF - UM INTRÍNSECO OLHAR DE NOSSA REALIDADE


Precisamos olhar continuamente para nós mesmos

O mundo não fala, somos nós que falamos. Precisamos continuamente olhar para dentro de nós mesmos. Observemos nosso ser interior, encontremos nossa voz única e aprendamos a prestar atenção a ela, e teremos então a experiência de vida que merecemos, assim talvez, outros vejam minha comunidade, nossa cidade com bons olhos.

O selo UNICEF município aprovado - Edição 2009-2012 é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM). Em Santana do Matos, precisamente nesse segundo semestre de 2010 alguém vislumbrou a importância de convergir esforços e investir na matéria prima inesgotável e sempre disponível de boa qualidade que é a nossa juventude, o nosso futuro.

Neste empenho no município de Santana do Matos foi designada e atua como articuladora do Selo UNICEF Elisa Fernandes que procura conscientizar a necessidade de apoio, interesse e envolvimento das comunidades nas ações e projetos desenvolvidos na cidade.

Em destaque o projeto “Cidadania em Nosso Bairro” em prol da Conquista do Selo UNICEF, conta com a participação das Secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e do Conselho Tutelar. No último evento realizado na cidade houve apresentações de crianças do PETI, flauta doce, marionete, dança da peneira por um grupo da melhor idade (CRAS), peça do folclore e uma peça teatral apresentada por professores da creche Almira Melo. Na ocasião houve distribuição de kits bucal e panfletos educativos pela equipe de endemias, o qual alertou as pessoas no controle, prevenção e combate o Aedes Aegypti. Espera-se que a prática em ações por cada membro desses segmentos sejam uma conscientização diária dos seus afazeres.

Numa segunda fase, as ações procuram arregimentar esforços junto aos principais segmentos sociais do município. Nesta quarta, 28, foi realizado o 1º fórum comunitário em pró selo UNICEF com a participação da primeira Dama do município, autoridade eclesiástica, secretários municipais, vereador, comunicadores, gestores, professores, alunos, representante do pró jovem, lideranças comunitárias e a sociedade civil em geral. O espaço da câmara municipal recebeu bom público correspondendo assim, o trabalho que está sendo feito a meses.

Os questionamentos colocados e equacionados fortalecem a participação Social. Obtendo-se dados importantes para os processos de planejamento, execução, monitoramento e a orientação da necessidade de políticas públicas vetoriais sobre o assunto. Essas ações conjuntas possibilitariam objetivos diretos, dando oportunidades a criança e a cada adolescente o direito de se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido, crescer sem violência e ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

A articuladora do Selo UNICEF Elisa Fernandes destacou o desempenho de Pe Josino, membro do Conselho e fez um diagnóstico das ações desenvolvidas visando a melhoria das políticas públicas, qualidade de vida, desenvolvimento educacional, social e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário