terça-feira, 7 de setembro de 2010

MOTOCICLISTAS VISITAM RUINAS DA MINA CAFUCA EM BODÓ

Motociclistas passando enfrente as ruinas da Mina Cafuca

Motociclistas “Asas da Liberdade” visitam locais históricos na região


Organizados um grupo de motociclistas em Santana do Matos formaram o “Moto Clube - Asas da Liberdade”. No domingo, 05/09 realizaram mais um passeio onde um dos componentes, Washington Luiz Junior registrou e fotografou os locais percorridos. Visitaram Bodó e Lagoa Nova. Saíram da cidade, subindo a serra de santana por Fervedeira, onde fizeram a primeira parada na mina Cafuca.

Washington em uma galeria da mina desativada
Ninguém resiste à visão panorâmica que oferece a Mina Cafuca. A parada é quase automática e obrigatória, é também um descanso para a vista. Assim como falar da região sem um parágrafo destacando a velha mina. Na chegada, com a estrada quase trilha com pedras e buracos é uma tensão constante. Tudo é contraste na subida ou descida, soma-se a esses momentos uma surpresa para quem passa por ali pela primeira vez: uma curva com passagens estreitas surgem de repente as ruínas da velha mina de chelita. A Mina Cafuca foi e sempre será uma página rica e ilustrada da história de Santana do Matos, produtiva e explorada por muitos anos quando o lugar ainda pertencia ao município de Santana do Matos.

No local existem galerias desativadas em bom estado de conservação e as marcas do trabalho pesado. Imagina-se as dificuldades enfrentadas pelos garimpeiros em local tão inóspito e que apresenta más condições de vida para o homem. Vale a pena conferir. Em paradoxo, não muito longe dali, no pé da serra na direção de Fervedeira encontra-se um ponto de água sulfurosa que afloram a superfície, assunto esse amplamente divulgado em 2008 pelo Jornal Cajarana, quando foi realizada uma expedição ao local por um grupo de Jipeiros “Trilhamiga” comandada pelo jornalista Roberto Guedes.

Pratique esporte com segurança - Carro de apoio
Da Mina Cafuca falo pela curiosidade satisfeita quando em 2007 passei uma manhã inteira no local. Mas no domingo os Asas da Liberdade foram mais longe, após a visita as galerias desativadas da Cafuca, o grupo seguiu para Bodó e assim descreveu o componente do grupo Washington quando entrou no subsolo de uma galeria ativa na Bodó Minas. “A partir desse momento começou uma das maiores aventuras do passeio, descer uma escada de madeira medindo 20 metros, depois continuar descendo em uma galeria subterrânea de onde é extraído o minério Chelita. ... De chão a dentro e a cerca de 300 metros de profundidade percorremos alguns dos vários túneis ativados da mina. Numa sensação de umidade e calor foi uma aventura e tanto para todos que tinham a curiosidade de entrar no subsolo. Voltando a superfície, subimos a serra e fomos pra mais uma aventura, subir 195 degraus da torre da Embratel. Se alguns não conseguiram entrar no subsolo outros não subiram ate o topo da torre. Ao descermos seguimos com destino a cidade de Lagoa Nova, no caminho mas uma parada para o almoço. De volta a Santana passamos na serra do Cabugi onde havia um torneio de futebol de campo, e depois, ladeira abaixo da Acauã e logo a frente avistamos os primeiros pontos de Santana do Matos”, descreveu Washington Luiz Junior.

Nota do Blog:
Várias fotos foram postadas no Blog
washingtonluizjunior.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário