quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SELO UNICEF NÃO É AFERIDO POR POLÍTICOS

UNICEF disponibiliza modelos para Diagnóstico e Plano Municipal de Ação

Até 30 de setembro os municípios devem realizar o primeiro Fórum Comunitário, cujo objetivo é conhecer a realidade do município quanto às políticas públicas voltadas para infância e adolescência e, com base neste diagnóstico, elaborar um Plano de Ação para o Município.

Cada município pode e deve pensar a melhor forma de realizar o diagnóstico, desde que o resultado deste trabalho atenda ao que se espera, ou seja, possibilite um retrato da situação de crianças e adolescentes no município. Assim também com o Plano de Ação; que pode ser elaborado pelo município da maneira que for mais interessante, mas que traga pontos que não podem estar de fora em qualquer plano de ação, como atividades a serem desenvolvidas, cronograma e responsáveis.

Para contribuir com essa dinâmica e atender à solicitação dos municípios, o UNICEF preparou um modelo para o Diagnóstico e um para o Plano de Ação. A utilização desses modelos não é obrigatória e nenhum município será penalizado por não utilizá-los.

Em ambos, o ponto de partida do trabalho é o objetivo do Selo, ou seja, para cada objetivo, uma ficha.

O modelo de Diagnóstico constrói um retrato do município a partir das respostas às seguintes perguntas:

- Como estão os indicadores de impacto desse objetivo no seu município?

- Se houver, informe outros dados mais atuais e relacionados a esse objetivo que existem no seu município (secretarias municipais e outros órgãos/sistemas).

- Que projetos, programas e políticas sociais relacionadas a esse objetivo existem no seu município? Se possível, indique em um mapa onde acontecem essas iniciativas. Com a ajuda do Guia para realização do Fórum (distribuído durante as capacitações), os participantes informarão que serviços, instituições e equipamentos públicos ligados aos direitos de crianças e adolescentes existem no município. Ao final, com base nas informações levantadas, o grupo vai informar sua percepção sobre alguns indicadores relacionadosO modelo de Plano Municipal de Ação responde aos seguintes questionamentos:

- Quais problemas identificados no Fórum dificultam atingir o Objetivo acima?

- O que se quer atingir nesse plano de ação para ajudar a resolver os problemas? (resultado a ser alcançado)

- Que ações serão realizadas para chegar aos resultados que esse plano de ação quer atingir? (ações concretas)

- Quando será realizada cada ação? (cronograma) - Quem serão os responsáveis por cada ação?


Observações do Blog Ponto de Vista:

Será que todas as prefeituras dispõem de equipamentos adequados e pessoal qualificado para logo que sai uma notícia, como esta divulgada pela Internet com referência ao Selo UNICEF tomem providências para imprimir modelos, estudar critérios adotados para análise e trabalhar suas deficiências? Imaginamos que não. 

Os exemplos, as avaliações estão disponíveis de dois em dois anos. Outros projetos estão a disposição dessas Secretarias por vários anos em determinados casos nunca foi feito nada. Isso faz a diferença. 
O assunto aqui postado em observação não pode ser considerado como críticas. Ele reproduz fatos reais e observados por todos em determinados municípios de nossa região. 

Quando um segmento de alta importância no desenvolvimento social e cultural de uma cidade entra em greve, como fizeram os professores da rede municipal em Santana do Matos no ano de 2009, reivindicando reposição de salários, indicavam também um vetor com indicadores que muita coisa estava errada. 

Por esses motivos, continuo atento e expressando meus pontos de vista. Tento da melhor maneira possível fazer a minha parte como comunicador social, sendo responsável quando me proponho a editar um Jornal na região, as vezes sim, criticando àqueles que não desempenham suas funções como desejamos.

Até certo ponto entendemos determinadas dificuldades que têm membros de primeiro escalão administrativo, principalmente àqueles nomeados por influências políticas. Esses sim definem uma linha administrativa: arrogância, exposta a falhas e mordaças limitantes. Neste caso, a educação não ficou omissa. extravasou através dos educadores e da população em geral, - exigências, cobranças, mostrando pastas e conteúdos que exigem correções e acompanhamento. Selo Unicef significa critérios rigorosos quantos aos procedimentos de aferição. Senhores secretários, os modelos estão a disposição no site da “The United Nations Children's Fund”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário