domingo, 13 de junho de 2010

CONSUMA CONSCIENTE E COM REFERÊNCIAS CERTIFICADAS


Maus hábitos de consumo

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) por ocasião do dia do consumidor 15/10, em 2009, período da campanha “Saco é um Saco”, lançou um desafio: Um dia sem sacola plástica. Estão lembrados? Poucos lembram, somos portadores de memórias fracas, características do sul americano, do brasileiro, brasileiríssimo.

Pois bem, a idéia foi copiada da iniciativa tentando diminuir os congestionamentos em São Paulo. Também não lembram? Foi um “Dia sem o carro” essa tornou-se um exemplo, pelo menos os dados estatísticos foram sinalizadores que teríamos resultados positivos caso houvesse uma conscientização da população.

A nova idéia seria para despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras, adotando uma sacola reutilizável que poderia ser de tecido ou outra alternativa. De imediato os grandes super mercados tiveram a idéia de colocar no seu próprio comércio, para vender sacolas não descartáveis, transferindo assim, conscientização e total responsabilidade para o consumidor. Claro que não deu certo. Teríamos que ter ações de governo sobre procedimentos e normas para uso do material e conscientização através de programas mais constantes para as populações.

Relembro e retomo o assunto aqui com a intenção de reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas, em geral. Apesar da prática, quando aceitamos uma sacola na mercearia, na farmácia ou na padaria, não temos noção que anualmente 500 milhões dessas sacolinhas são  descartadas, sendo a zona rural também atingida pela ingestão de várias delas por animais ruminantes que desenvolvem problemas digestivos crônicos, acarretando prejuízos significativos aos criadores. Hoje em dia é normal avistar esse material pelos cercados, nas fazendas, principalmente próximo as comunidades ou comércios.  Com maiores danos seu uso inadequadamente no meio ambiente urbano e mundial, entope bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas. 

No Brasil, 1,5 milhão das sacolinhas são distribuídas a cada hora e sem preocupação com o local de destino após o uso. Matematicamente 38 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais podem ser usados em um único dia de consumo consciente. A campanha em outubro clamava esse apelo: Participe desse desafio e ajude a diminuir o impacto ambiental causado pelas sacolinhas. A partir de agora, adote um novo hábito de vida, contribua para diminuir esses números e se torne mais um consumidor consciente capaz de transformar a vida no Planeta. “Saco é um saco. Pra cidade, pro Planeta, pro Futuro e pra Você”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário