segunda-feira, 24 de maio de 2010

A COLÔNIA DE PESCA EM SANTANA DO MATOS UM EXEMPLO COMO EMPREENDEDORISMO


A pesca em Santana do Matos uma realidade empreendedora
Todos segmentos possuidores de potenciais adormecidos clamam por administrações e  elementos empreendedores. Os santanenses reconhecem o trabalho da colônia de pesca Z-61 em Santana do Matos. Como um passo de mágica em três anos a instituição tornou-se uma empresa referenciada, produtora de toneladas de peixe na sazonalidade do produto.

Hoje, já não se pode mais dizer, como disse  o prefeito de Santana do Matos, em alto e bom som que o município sobrevive da receita dos aposentados. Palavras essas, desmotivadoras, insensíveis, desrespeitosas aos segmentos portadores de potenciais
latentes que possuem a região.

Deveremos todos dizer, irmanados em coro, que poderíamos viver com melhor qualidade de vida se tivéssemos políticas públicas, a partir do próprio executivo local –
apontadas e acionadas, alavancando nossas alternativas.

E aqui relembramos nosso turismo rural e de aventura; o turismo cultural; nossas extensas várzeas, uma vocação à apicultura (Lajes com flora inferior a nossa) produz toneladas de mel anual; apoio e financiamentos aos pequenos produtores de leite do município (seria necessário, no mínimo mais 20 resfriadores para todo o município para melhor qualidade do produto e motivar a produção e demanda da nossa bacia leiteira); incentivo, orientação e capacitação à agricultura familiar; criação de um espaço para comercialização de animais na cidade, enfim, que surjam visões empreendedoras de nossos representantes para utilizar nossa ferramenta disponível, que é nosso potencial humano e os recursos naturais da zona rural. Esse exemplo da colônia de pesca Z-61 prova a diferença entre produtividade e consumismo. Consumir sem produzir é o péssimo exemplo do que tem sido feito em Santana do Matos nos últimos anos.

Precisamos progredir, e temos potencial e condições para isso: potencial humano de alto valor, garra, determinação, origens confirmadas e todos iguais a um estopim esperando a chamada motivadora à produtividade, ao progresso.

Os pescadores de Santana do Matos  neste mês de Maio, através do seu presidente vereador Magnos José dos Santos(DEM) absorveram, informações e apoio quando se reuniram nos dias 15 e 22 para tratar de assuntos pertinentes aos pescadores.

Dia 15 uma reunião mensal na Câmara Municipal onde foram discutidos os problemas da classe, opiniões e tomadas de ações, ocasião em que o presidente Magnos apresentou aos seus associados o projeto enviado a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) sobre o filé de peixe, um estágio de valorização do produto sendo oferecido a rede escolar e a outras instituições do Estado e municípios. Estava presente ao evento e senti o clima de expectativa e satisfação dos associados diante da iniciativa do presidente.

Dia 22 uma palestra sobre Estatística e Registros das atividades pesqueiras da colônia proferida pelo professor e Sub-Secretário de Pesca e Aqüicultura (SSPA) Antônio Alberto Cortez, onde transmitiu a classe pesqueira de Santana do Matos importantes  informações sobre registros e preenchimentos  de formulários estatísticos de suas atividades. Indicadores esses de suma importância que servem como orientação profissional aos pescadores de Santana.
 Veículo moderno e apropriado para transporte dos alevinos
Ainda na primeira quinzena do mês o presidente da colônia adquiriu em Caicó 10.000 alevinos, transportados em recipientes próprios e depositados no manancial do açude da pedra, iniciativa que garante a produção do produto para o próximo ano. São ações como essas que necessita Santana do Matos para que possamos fomentar empreendedorismo e proporcionar ao município suas melhores possibilidades de qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário