quarta-feira, 28 de abril de 2010

COLUNA: JORNALISTA ROBERTO GUEDES



 Coluna - Roberto Guedes

Ano I - Edição Experimental N° 0001 
 Natal, quarta-feira 28 de abril de 2010
Jornalista Responsável: Roberto Guedes  - (RG151-DRT/RN). 

Brasília quer combater cartéis de licitação que atuam no RN
A Secretaria de Direito Econômico (SDE), integrante do ministério da Justiça, resolveu tentar combater a ação de cartéis que viciam processos licitatórios no Rio Grande do Norte. No último dia 19, uma missão da SDE que esteve em Natal apresentou ao ministério público potiguar os recentes avanços na área de prevenção e repressão a cartéis em licitações promovidos pelo órgão. Também foram discutidas técnicas de investigação específicas para este grave tipo de infração à ordem econômica.

Os agentes da SDE estiveram, entre outros, com o procurador geral de Justiça, professor Manoel Onofre Neto. A visita aos promotores potiguares faz parte de estratégia da SDE de aproximação com os ministérios públicos estaduais e outras autoridades criminais responsáveis pelo combate a cartéis no país. Nos últimos anos, a secretaria ministrou palestras e fechou parcerias sobre o tema nos MPs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outros.

O objetivo da SDE é aumentar a capilaridade e a efetividade da persecução criminal a cartéis, o que certamente terá um importante efeito dissuasório sobre a prática.

De acordo com a Secretaria, a parceria entre as autoridades administrativas e criminais resultou no lançamento, em outubro de 2009, da Estratégia Nacional de Combate a Cartéis (Enacc). A estratégia terá sua segunda edição em junho deste ano, quando serão definidas novas ações e metas da política nacional de combate a cartéis no Brasil.

 Todos, menos ele, previam que Wilma não apoiaria reeleição de Nélter
As declarações que o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) divulgou estes dias, condenando a governadora Wilma de Faria por estar atrapalhando a administração de seu sucessor, o governador Iberê Ferreira, está sendo vista nos meios políticos de Natal apenas como sintoma de que finalmente ele acordou para uma realidade que todo mundo enxergava e algum cisco impedia de chegar a seus olhos. 

Desde que se tornou genro da administradora de empresas Graça Motta, ancestralmente um dos amigos e colaboradores mais íntimos de Wilma, Nélter encasquetou que este parentesco transformaria a luta por sua reeleição numa questão de importância para a então chefe do executivo estadual. Amigos e parentes chegaram a discutir sobre isto, mostrando que a esta altura Wilma só enxergaria dois candidatos na sua faixa, a deputada Márcia Maia (PSB) e o advogado Lauro Maia Neto, filhos dela e do deputado Lavoisier Maia, que não tentará a reeleição.

Como se sabe, a intransigência da defesa que ele oferecia a Wilma esteve no fulcro da questão que gerou novo afastamento entre Nélter e o prefeito Nélson Queiroz Júnior, o “Júnior Queiroz”, de Jucurutú, seu irmão. Sem o aval de Wilma, Nélter começou a desengavetar seu característico “jus esperneando” (assim mesmo).
 
Nélter: parentesco não vincula, afasta.

Ciro desconheceu Calderón de La Barca e Dajlma Marinho em sua declaração
Foi apenas como título solto, sem citação alguma, que o auto-suficientíssimo deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) encimou a nota oficial que distribuiu ontem, a respeito do veto que o partido impôs à sua candidatura à presidência da República, com a frase “Ao meu Rei tudo, menos a honra”.
Sem inseri-la no texto, ele também não se preocupou em lembrar onde a recolheram para ele. A frase é de autoria do escritor espanhol Calderón de La Barca e foi internalizada e imortalizada na política brasileira pelo inesquecível deputado federal Djalma Marinho, norte-rio-grandense de Nova Cruz e avô do atual deputado Rogério Marinho.
 
 Votorantim “esquece” a fábrica de cimento em construção em Baraúna
Muito mencionada no Rio Grande do Norte e principalmente na imprensa de Mossoró, a fábrica de cimento que há anos o grupo Votorantin anuncia para o município de Baraúnas não está entre as oito unidades que a corporação pretende implantar e acionar até 2.013, consoante programa de investimentos de 2,5 bilhões de reais, mencionadas pela empresa em reportagem da revista “Época Negócios”.
Há poucos dias a imprensa natalense registrou o fato de o governo do Estado dever ao grupo a implantação de uma estrada asfaltada de acesso ao canteiro de obras da fábrica, observando que sem este investimento empreendimento está adiado “sine die”.  

 Sem negociar apoio, é legítimo Iberê receber apoio no gabinete
Além de protesto vocalizado pelo deputado estadual Getúlio Rego (Dem), o recebimento em plena governadoria do apoio administrativo que a prefeita de Macaíba, odontóloga Marília Dias, hipotecou anteontem ao governador Iberê Ferreira ensejou nesta terça-feira, 27, ontem, discussões entre operadores do direito.
Alguns acham que Iberê poderia, sim, como pareceu a princípio, receber declaração de apoio político-eleitoral no seu gabinete. Outros acham que é proselitismo em repartição pública. Todos concordam apenas que o caso seria grave caso o apoio político tivesse sido declaradamente condicionado a alguma ação do governo do Estado. Nenhum dos presentes ao encontro entre Marília e Iberê, porém, sustenta esta tese.

Espiritualistas meditam à mesma hora em luta contra catástrofes
Tendo em vista a ocorrência de muitas catástrofes nos últimos tempos e previsões ainda mais sinistras para o porvir mais imediato, várias organizações espiritualistas resolveram promover uma ofensiva com o objetivo de sincronizar suas meditações em defesa do planeta.
Idealizadas como forma de geração simultânea de energias positivas nos lugares mais espalhados do planeta, as orações são realizadas das 23 às 23h05m, formando uma corrente mental. Uma das entidades natalenses que se engajaram neste esforço é a Sociedade Espírita Ramatis.

Temer é resposta de Henrique Eduardo a quem vetou a vinda de Dilma Rousseff
Disposto a tudo fazer para comprometer o nome do senador Garibaldi Alves Filho, seu primo e formalmente aliado no PMDB potiguar, com a candidatura da engenheira Dilma Rousseff à presidência da República pelo PT, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente regional e líder de seu partido na câmara, encontrou ontem uma resposta a um veto oposto pelo primeiro e pelo partido dela, o PT.
Como se sabe, o Senador não vinha aceitando que Dilma participasse da festa em que ele e Henrique Eduardo comemorarão quarenta anos de vida com mandatos eletivos, pois no plano local ele se opõe aos aliados de Dilma e do presidente Lula da Silva. Ao mesmo tempo, dirigentes do PT no Rio Grande do Norte não querem que Dilma corra o risco de festejar ao lado dos senadores José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini, candidatos à reeleição e ao governo do Rio Grande do Norte pelo Dem.
Henrique resolveu então trazer para a festa o principal coadjuvante dela na empreitada, o candidato a vice-presidente. Trata-se do deputado federal Michel Temer (SP), presidente nacional do PMDB. 

Petrobrás confirma e diz que já interrompeu vazamento em duto
Recebi e transcrevo mensagem que a assessoria de comunicação social da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás) no Rio Grande do Norte me enviou ontem a respeito da informação que veiculei sobre vazamento num oleoduto situado no vale do Açu.
“Com relação à nota publicada nesta coluna a Petrobras esclarece que o referido duto está em manutenção e a causa do vazamento foi devidamente identificada. Assim que a ocorrência foi constatada, a Companhia acionou seu plano de resposta a emergências. A Petrobras informa, também, que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Ibama e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) foram comunicados e estão cientes das ocorrências”.


===================================================================
AVALIAÇÃO

Cadê a bússola de Iberê?

Roberto Guedes

Vários fatos que vieram a público nas últimas semanas preocupam amigos do governador Iberê Ferreira de Souza em relação à bússola que eventualmente ele esteja utilizando, principalmente na gestão pública, em função de sua candidatura a mais quatro anos na chefia do poder executivo potiguar.
Iberê se queimou perante muita gente em pouco tempo de governo, e vários são os motivos. Um deles foi nomear como Secretário de Estado a um réu no escândalo conhecico como "Operação Impacto", ensejando a elevação de todos os implicados neste processo a um "status" jurídico especial.
Ao fazer outras nomeações, ele mais desagregou do que somou, e este é o verbo fundamental para um candidato que entra em campo na terceira posição junto ao eleitorado, consoante as pesquisas sobre intenções de votos para governador, a despeito de estar com a caneta cheia de tinta à mão. Depois, exonerou secretários através da mídia, em plena entrevista a jornalista, e noutros casos por intermédio de interpostas pessoas, atingindo assim quem parecia contar com sua confiança e perspectiva de continuar a fazer o trabalho a que se dedicava. Por último, rebaixou à condição de sub-secretaria a pasta que procurava criar uma política relativa à Energia.
Agindo assim, reforçou em observadores a impressão de que o Iberê que tomou posse no final de março não é o mesmo que nos meses anteriores prometia impactos positivos para a partir de quando estivesse com a caneta na mão.    Esta, afinal, recorde-se, era a única estratégia que lhe parecia capaz de alçá-lo do fim da fila para uma chance de disputar o governo num segundo turno em que acredita. 
Para isto, deveria mostrar-se mais agregador do que qualquer outro político no cenário contemporâneo do Rio Grande do Norte.
O que se vê hoje em Natal, porém, são choques entre partidos que teoricamente o apóiam, e a gente vê terceiros se vestirem de bombeiros enquanto o chefe do executivo não esboça iniciativa alguma no sentido de desfazer sua Torre de Babel. Saindo do relacionamento entre as legendas para os pessoais, tem-se também que acólitos de Iberê andam se chocando com os de sua antecessora, a ex-governadora Wilma de Faria, em cuja candidatura ao Senado poderia também nutrir seu projeto de passar outros quatro anos no governo.
Aqui e ali, Iberê associa seu nome, e seu mandato, a primariedades inimimagináveis no tocante a um homem com mais de quarenta anos de vida pública, como a exposição a críticas pelo recebimento anteontem, na Governadoria, do apoio administrativo da prefeita de Macaíba, a odontóloga mossoroense Marília Dias.
E, como se não bastasse, a ação desagregadora arrancou no mesmo dia a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), também mossoroense, da conciliação que parecia protagonizar depois de cogitar de abandonar a liderança do partido. Iberê a submeteu a um chá de cadeira inexplicável e, pior ainda, à orientação para abrir-se, como se fora com o chefe do executivo, com o chefe da Casa Civil, engenheiro Leopoldo Rosado Cascudo Rodrigues. Além de não ser o confessor que ela buscava, trata-se de um primo que integra o rol de adversários da parlamentar em Mossoró, foi mesmo que premeditadamente ordenar-lhe que renunciasse ao posto.
Este tipo de comportamento seria até compreensível nos tempos da ditadura, quando o executivo contava com a unanimidade menos pouca coisa nos parlamentos e os deputados situacionistas se humilhavam à vontade, mas Iberê é o Governador que há poucos dias teve de mostrar humildade ao ir à sede do legislativo pedir apoio numa casa em que é minoritário.
Com tantos desacertos assim, e como a maioria deles foi protagonizada antes de ele se submeter à radioterapia e à quimioterapia que enfrenta toda semana em São Paulo, não se pode atribuir a falta de orientação a nenhuma terapia.
Muito provavelmente ao longo dos meses imediatamente anteriores à sua posse Iberê imaginou além da conta que se havia preparado para chefiar um governo de impactos positivos, e a realidade pode estar cobrando caro para mostrar-lhe o contrário. 

=================================================================== 
NOTAS AVULSAS

Óleo novo
Finalmente, depois de anos informando sobre a redução da produção nos poços preexistentes aqui, a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás) anuncia a descoberta de óleo e gás natural na Bacia Potiguar. A descoberta, que abrange volume capaz de ser explorado comercialmente, foi feita no poço 3BRSA822RN do bloco POT- T-445, segundo o site da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Trata-se de campo terrestre em município que a agência e a empresa não souberam precisar.

Ausência forçada
Esta coluna, que normalmente é disponibilizada todo dia, de segunda a sexta-feira, não foi postada ontem, terça-feira 27, devido a problemas ligados à tecnologia da informação que escaparam aos conhecimentos do colunista. Pedimos desculpas pela ausência forçada.

Crea
O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) da Bahia, professor Jonas Dantas dos Santos, é um dos principais conferencistas do sétimo “Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea”, que o órgão congênere do Rio Grande do Norte promoverá na próxima sexta-feira, 30, no auditório do ministério público estadual.

Única
Ao ingressar na área de telefonia, como anunciou nesta terça-feira, 27, ontem, durante almoço com a imprensa, a Cabo Telecom está transformando o Rio Grande do Norte na única unidade federativa de todo o país que dispõe de empresa local do segmento que atua, simultaneamente em três linhas – internet, televisão a cabo e agora também telefonia. Para isto, ela precisou ampliar em muito seu alcance, possuindo hoje mais de 1,6 mil quilômetros de cabos de fribra ótica na região metropolitana, e no total investiu cerca de 7,5 milhões de reais, boa parte financiada pelo Banco do Nordeste (BNB).

Alerta
Os cidadãos norte-rio-grandenses precisam refletir sobre um alerta lançado nesta terça-feira, 27, ontem, pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB): contrariando o senso comum e princípios constitucionais, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2.011 reduzem atribuições do poder legislativo, transferindo-as para o executivo, como quem entrega o galinheiro à raposa.

Ludovicus
Foi como Ludovicus que os sucessores do legendário escritor Luiz da Câmara Cascudo resolveram batizar a instituição que administra o acervo existente na casa em que ele morou durante mais de setenta anos, na ladeira da Junqueira Aires, entre os bairros da Ribeira e da Cidade Alta.

Obrigatório
Antes recomendado, cada vez mais o uso de catalisadores no sistema de escapamento de fumaça dos veículos automotores está se transformando em exigência complexa e inescapável. Desde o último dia 3, as autoridades do trânsito só devem aceitar catalisadores que exibam o selo de avaliação da conformidade, a ser fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Escolher
Segundo outros auxiliares do governador Iber~e Ferreira, o engenheiro Leopoldo Rosado Cascudo Rodrigues, seu concunhado que chefia a casa civil do executivo estadual, deverá escolher hoje o sucessor da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) como líder da bancada situacionista na Assembléia Legislativa. Ele estaria entre os deputados Ezequiel Ferreira (PTB), Fernando Mineiro (PT), Gustavo Carvalho (PSB) e Wober Júnior (PPS).

CNBB
O arcebispo metropolitano, Dom Matias Patrício de Macedo, viajará na próxima segunda-feira, 3, para Brasília, onde na terça participará da abertura da 48ª assembléia geral anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Cidadão
Quase todos os familiares e alguns amigos do empresário Antonio Gentil de Souza residentes em Natal se deslocarão até hoje para São Luiz, no Maranhão, a fim de assistirem à sessão especial em que a assembléia legislativa lhe outorgará o título de cidadão honorário daquele Estado. Ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, Gentil, que nasceu em Campo Grande, no Oeste potiguar, é hoje um dos empresários que mais investem no Maranhão. 

Rock com Feijão
Apreciadores do rock e de feijoada têm encontro marcado neste domingo, 2, ao meio dia, no Village Real, em Parnamirim. Compartilharão, então, a trigésima edição do “Feijão com Rock”, evento que se realiza desde 2.004.

Presidentes
De hoje até à próxima sexta-feira, 30, depois de amanhã, o deputado estadual Robinson Faria (PMN) participará, em Recife, de reunião periódica de presidentes de assembléias legislativas de todo o país.

Homenagem
A prefeitura resolveu renomear a tradicional Praça das Mães, em Lagoa Nova, aplicando-lhe o nome da médica Zilda Arns, criadora da “Pastoral da Criança”, que faleceu no terremoto ocorrido em janeiro último no Haiti. O logradouro é vizinho à rua dos Tororós, que a edilidade rebatizou recentemente com o nome do desembargador e escritor Wilson Dantas, norte-rio-grandense de Natal, para em seguida anular a homenagem em face de pressão a favor da preservação da toponímia potiguar.

Título
Não é demais lembrar: encerrar-se-á nesta sexta-feira, 30, depois de amanhã, o prazo para que o eleitor solicite através da internet o título que lhe falta para votar nos próximos escrutínios, como a escolha de presidente da república, governador, senadores e deputados prevista para outubro próximo.

Incentivos
A administração regional da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás) promoverá nesta quinta-feira, 29, amanhã, no hotel Pirâmide, na Via Costeira, a exemplo do que a empresa realizará simultaneamente em todas as capitais estaduais do país, um evento com o objetivo de divulgar o seu programa de apoio ao terceiro setor. 

Prorrogar
Pressionado pela falta de candidatos, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, administrador de empresas Rilder Campos, resolveu prorrogar o prazo para as inscrições para o colegiado no mandato 2.010-2.012. Composto por duas vagas para usuários, duas vagas para trabalhadores da área e quatro vagas para as instituições, o colegiado é quem define as prioridades da política de assistência social e estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Estadual de Assistência Social.

Perda
É enorme, do ponto de vista moral, a perda que o Rio grande do Norte sofreu ontem com o passamento do advogado Herberth Pinheiro de Moura, cujo sepultamento foi programado para a manhã desta quarta-feira, 28, hoje, no cemitério parque Morada da Paz. Aos 75 anos, o “Galego” Herberth estava fora de circulação havia muito tempo, devido ao mal de Parkinson que lhe foi diagnosticado no início da década.

Lenço
Para amigos comuns aos ex-governadores Lavoisier Maia e Wilma de Faria, o lançamento da candidatura do primeiro a deputado federal mais deve ser interpretado como carta de seguro para ela. Caso não viabilize sua candidatura ao Senado,  Wilma ocupará a candidatura de Lavoisier. Parece-lhes mais fácil desalojá-lo do que a um amigo como o contabilista Wagner Araújo.  

Crea
O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) da Bahia, professor Jonas Dantas dos Santos, é um dos principais conferencistas do sétimo "Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea", que o órgão congênere do Rio Grande do Norte promoverá na próxima sexta-feira, 30, depois de amanhã, no auditório do ministério público estadual.

Agricultura
Segundo fontes da Governadoria, ao saber que a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) havia deixado a liderança da bancada governista na Assembléia Legislativa a primeira coisa que ocorreu a um dos principais auxiliares diretos do governador Iberê Ferreira foi indagar se ela também estava entregando a secretaria da Agricultura. O titular da pasta, engenheiro agrônomo Francisco das Chagas Escóssia, é primo legítimo e afilhado político da mãe de Larissa, a deputada federal Sandra Rosado, também socialista.

Improbidade
O desembargador federal Francisco Barros Dias, integrante do tribunal Federal Regional sediado em Recife, ministrará em Natal, nestas sexta-feira, 29, e sábado, 30, curo de atualização em processo disciplinar e improbidade.

Primeira prefeita
O município de Lajes presta esta semana, com uma exposição na câmara municipal, homenagem à filha da terra Alzira Soriano, que em 1.929 se tornou a primeira mulher a dirigir uma prefeitura em todo o Brasil.

Sem partido
Acreditando que conquistará na justiça o direito de se desfiliar do PSB em virtude dos maus tratos que a legenda vem lhe concedendo há anos, a partir da presidente de seu diretório regional, a ex-governadora Wilma de Faria, o vereador Enildo Alves, líder da situação na Câmara Municipal, cogita de passar pelo menos um ano sem legenda.

Oitenta
Ex-secretário estadual de Educação e ex-pró-reitor da Universidade Federal (UFRN) e o principal responsável pela criação da TV Universitária, o professor Dalton Melo de Andrade, uma das grandes unanimidades a favor no Rio Grande do Norte, completará oitenta anos neste sábado, 1º de maio. Foi em função do evento, aliás, que o engenheiro Dalton Filho, um dos expoentes do sistema mundial de controle de vôos, instalado em Montreal, no Canadá, programou vir para Natal esta semana.

Eleição
O Tribunal Regional Eleitoral definiu na tarde desta terça-feira, 27, ontem, o próximo dia 20 de junho como data da eleição do próximo prefeito de Tibau, cuja posse, tudo correndo bem, foi marcada para 16 do mês seguinte.

Cast
O administrador de empresas André de Paula, diretor da SimTV, a afiliada natalense da Rede TV!, não cabe em si de felicidade pela idéia que lhe ocorreu, meses atrás, de promover um concurso visando a preparação de nomes para o “cast” da emissora, algo nunca realizado pela concorrência. Promovido no último final de semana, o certame atraiu quase cem candidatos e selecionou pelo menos 25 vocacionados para programas que tendem a encher cada vez mais a grade de programação da SimTV.

Dois meses
O conselheiro Getúlio Nóbrega tem sessenta dias para apresentar ao plenário do Tribunal de Contas do Estado, como relator escolhido ontem, terça-feira 27, seu relatório sobre a gestão da governadora Wilma de Faria em 2.009. A análise pelo colegiado ocorrerá em julho, depois da Copa do Mundo e imediatamente antes da campanha eleitoral que se avizinha. 

In Memoriam
É nesta quarta-feira, 28, hoje, quando, se vivo fosse, ele completaria 68 anos, que a câmara municipal de Natal entregará à família do médico Ruy Pereira o título póstumo de cidadão honorário da capital potiguar. Criado em Lucrécia, no alto Oeste potiguar, Ruy era paraibano de nascimento. 

No Jobim
A cantora Khrystal se apresentará pela primeira vez no restaurante Jobim, na noite desta quinta-feira, 29, amanhã.

Informar
É nesta quarta-feira, 28, hoje, conforme a coluna antecipou há dias, que se encerra o prazo para que os prefeitos potiguares, assim como seus colegas de todo o país, informem o governo federal a respeito da freqüência escolar dos alunos atendidos pelo programa “Bolsa Família”. O inadimplemento criará problemas para as prefeituras e para os beneficiários do programa.

1,2 milhão
Soma 1,2 milhão de reais o maior premio que a Sena proporcionará no sorteio desta sexta-feira, 30.


Memória
A psicanalista e escritora Irma Chaves, norte-rio-grandense de Acari que se destaca na comunidade intelectual de Pernambuco, onde mora, e de todo o Nordeste, recebendo também reconhecimento internacional, é o entrevistado da semana do programa “Memória Viva”, da TV Universitária, que será apresentado nesta quinta-feira, 29, amanhã, a partir das 19 horas.

Comida italiana
Como faz há muito tempo, nesta quinta-feira, 29, amanhã, última do mês, o restaurante do hotel escola Barreira Roxa promoverá uma “Noite Italiana”.

87%
A avaliação positiva da administração da prefeita de Macaíba, odontóloga Marília Dias, é de 87%, segundo pesquisa que o Instituto M2R divulgou nesta segunda-feira, 26, anteontem. É provavelmente a mais elevada já registrada numa prefeitura potiguar.

Reinvenções
Os cientistas sociais Christophe Niewiadomski e Norma Takeuti, professores da Universidade Federal (UFRN), lançarão no final da manhã desta quinta-feira, 29, amanhã, na livraria da Cooperativa Cultural da instituição, no centro de convivência Djalma Marinho, o livro “Reinvenções do Sujeito Social”, que tem vários autores e recebeu a organização editorial dos dois.

Catarata
É com nada menos do que 317 palestras, fora outros procedimentos, que está montada a agenda do 11° “Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa”, a ser realizado em maio próximo em Natal.

Homofobia
Já é grande em Natal a arregimentação de militantes da comunidade LGBT visando a formação da delegação que o Rio Grande do Norte enviará para a primeira edição da “Marcha Nacional Contra a Homofobia”, que será realizada a 19 de maio, em Brasília.

Lampião
Em parceria com acadêmicos do Oeste, a administração do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) está desenvolvendo um projeto que vista revisitar cientifica e turisticamente os caminhos que foram percorridos no Rio Grande do Norte pelo cangaceiro Virgulino Ferreira, o “Lampião”, e seu bando.

Indígenas
A pesquisa que o engenheiro aeronáutico Levy Pereira concluiu recentemente sobre os mapas que os holandeses produziram em relação ao Rio grande do Norte dos tempos coloniais mostra que 99% dos topônimos adotados então nestes quadrantes tinham nomes indígenas.

Desertificação
Finalmente surge no Rio Grande do Norte um estudo desenvolvido com o objetivo de contribuir para inibir o processo de desertificação do Seridó potiguar. Elaborado pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), órgão ligado à Arquidiocese Metropolitana, com patrocínio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), via Banco do Nordeste, está sendo apresentado nesta quarta-feira, 28, hoje, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese), em Caicó.

Pesquisadores
O novo presidente da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Fapern), engenheiro Paulo Waldomiro Soares Cunha, agendou para a próxima sexta-feira, 30, depois de amanhã, uma reunião com todos os professores da Universidade Federal (UFRN) que se dedicam regularmente à pesquisa científica. Ele quer melhorar a sintonia entre estes e as linhas de financiamentos de projetos de pesquisa que pode pilotar no comando da fundação.

==============================================================
Interesse Público

Um Minuto de Silêncio

O transcurso, nesta quarta-feira, 28, do “Dia Internacional de Conscientização sobre o ruído” enseja a transcrição aqui de mensagem enviada pelo farmacêutico bioquímico José Joaquim de Souza, o “Dezinho”, cujo conteúdo foi produzido pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA).
Eis o texto:
“Um minuto de silêncio:
Você já ouviu o som do silêncio? Pois então, o dia 28 de abril pode ser uma boa oportunidade. Será celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre o ruído. O mundo todo fará um minuto de silêncio, das 14h25 às 14h26, independentemente do fuso horário. Em sua 15ª edição, a data apoiada aqui no Brasil pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA) e pela Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), tem como objetivo ressaltar a importância do silêncio.
As estatísticas são gritantes. De acordo com a ABA, o ruído é considerado a terceira maior causa de poluição do mundo, e só perde para o ar e para água. Uma pesquisa realizada pelo MRC Institute of Hearing Research, do Reino Unido, revela que, hoje, mais de 560 milhões de pessoas sofrem de problemas auditivos no planeta, número que deve chegar a 700 milhões em 2015 e 900 milhões em 2025. No Brasil, são nove milhões de pessoas que precisam de assistência auditiva. Dos 3,1 milhões de brasileiros nascidos a cada ano, menos de 10% passam por avaliação de surdez.
A seguir, confira alguns cuidados básicos para manter uma boa audição:
Evite locais muito ruidosos que exijam elevação do seu volume de voz;
Evite ouvir música em volume muito alto;
Use protetores auditivos sempre que frequentar ambientes com barulhos extremos (shows, festas, casas noturnas, estádios etc.);
Mantenha os aparelhos domésticos desligados para ter uma conversa mais tranquila; Não durma com a TV ou rádio ligados;
Buzine somente quando necessário;
Sempre que possível, descanse sua audição por 10 minutos num local mais silencioso;
Faça um teste audiológico pelo menos a cada 5 anos. Idosos e crianças com menos de 3 anos devem fazer um teste auditivo todos os anos;
Preste atenção aos ruídos que você faz e respeite o direito de silêncio do seu vizinho. Caso perceba diminuição da audição ou zumbido, procure um médico ou um fonoaudiólogo.
Fonte: ABA – Academia Brasileira de Audiologia”.

================

Nenhum comentário:

Postar um comentário