quarta-feira, 21 de abril de 2010

BRASÍLIA 50 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

 Interior da Catedral 50 anos depois
 Brasília, 50 anos
De um sonho no interior do país ao centro do poder de um continente
Erguida em meio ao cerrado, a cidade estrategicamente planejada completa cinco décadas como centro de decisões latino-americano. Mas idéia de construir Brasília é antiga. José Bonifácio, o Patriarca da Independência, foi o primeiro a sugerir o nome para a nova capital do país, em 1823. A primeira constituição republicana, de 1891 já previa a mudança da capital.
Décadas depois, o governo de um homem a frente de seu tempo, trouxe à tona essa possibilidade e inúmeras foram as discussões acerca de tamanha mudança, histórica, política, econômica e social, para o Brasil. Até que em 15 de março de 1956, decidiu o presidente Juscelino Kubitschek, construir a nova Capital Federal – Brasília.
Em setembro do mesmo ano foi lançado o edital do concurso do Plano Piloto, o vencedor foi o urbanista Lúcio Costa, que aproveitou o relevo da região. Oscar Niemeyer foi o escolhido para projetar as principais edificações da cidade. Niemeyer já era conhecido internacionalmente, e alguns dos projetos arquitetônicos que fez para Brasília tornaram-se símbolos do país, como o Congresso, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada e a Catedral.
“Era um mundo que despertava no cerrado, ressoante de sons metálicos e estuante de energia humana. Os guinchos bracejavam junto aos andaimes, erguendo pedras e assentando vigas. Crateras eram abertas por toda parte, e, por elas, desapareciam toneladas de concreto. Martelos batiam, sirenas soavam, motores roncavam, enchendo o chapadão de ruídos estranhos. Ao longo das estradas de chão, ainda vermelhas da terra recém-cortada, enfileiravam-se as armações de pinho que iriam receber ou já haviam recebido os vergalhões de ferro que dariam consistência às vigas de cimento armado. Por toda parte, homens trabalhando, engenheiros consultando plantas, veículos despejando material" disse JK.
A capital foi construída em menos de quatro anos, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Para ele, foi uma decisão estratégica fugir da instabilidade política do Rio de Janeiro, onde estaria sujeito a golpes.
Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília levou desenvolvimento para o interior do território e concentrou o poder político longe dos centros urbanos da época.

Não se sabe exatamente quanto foi gasto na construção de Brasília. Estima-se o valor em US$ 1,5 bilhão que, corrigido, corresponderia a US$ 83 bilhões, seis vezes mais do que o previsto para as Olimpíadas do Rio de 2016. Os gastos geraram inflação e dívida externa.

Apesar de sua importância crescente nesses anos, Brasília foi receber sua primeira cúpula presidencial somente 40 anos depois de fundada, em 2000, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso a elegeu como sede da primeira reunião de chefes de Estado e de Governo sul-americanos.
Fernando Henrique pôs o Brasil no grande mapa dos investimentos estrangeiros a partir de políticas que modernizaram o país e o inseriram no cenário internacional. A expansão econômica, que começou com Fernando Henrique, também contribuiu para dar à capital uma projeção internacional talvez jamais imaginada pelo seu idealizador.
Rogério Marinho
Nathália Gröner - AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário