sexta-feira, 12 de março de 2010

CUMPRIMENTO DE NORMAS TORNA-SE UM ATO EXEMPLAR E MULTIPLICADOR PELA FORÇA DO HÁBITO - SÍNTESE DA SESSÃO DA CÂMARA

Jornal Cajarana - Cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável

Determinação do "MP" para aplicação das normas aos condutores infratores de motocicletas divide opiniões na sessão da câmara em Santana do Matos



A sessão foi considerada muito boa pelos assuntos questionados, principalmente sobre as medidas adotadas pelo Ministério Público, exigindo o cumprimento de normas e procedimentos dos condutores de motocicletas no município. A fiscalização, orientação e cumprimento da Lei pelo MP, através do Comandante do Destacamento de Polícia Militar local, sargento Da Silva tomam corpo de amplitude socializante de suma importância em prol da segurança à criança, educação e conscientização aos adultos. Reconheço também que o problema não fica restrito tão somente a pressão e penalizações, ele também requer responsabilidades de todos os cidadãos e cidadãs das comunidades. Cada um fazendo a sua parte, destacando aqui a rede escolar que poderá de maneira mais eficiente contribuir com instruções didáticas sobre o assunto.


Sgt Da Silva cumprindo determinação do MP - a princípio c/ instruções e orientação aos motociclistas infratores. Por telefone foi categórico "Não vamos tolerar reincidências".

Esse assunto foi amplamente divulgado pelo Jornal Cajarana em 2007 e 2008, até certo ponto repetitivo, mas fizemos a nossa parte. Com o apoio do prefeito Assis Silva, foi feito um fórum na cidade sobre o tema e nada mais. Agora somos contemplados com as ações cabíveis pelo Ministério Público. Alguns usuários de motocicletas, a princípio acharão as medidas rigorosas. Aos poucos agradecerão, pela grandeza do dever cumprido, pelas ações conscientes das responsabilidades assumidas por aqueles que não precisam de falsas aferições ou que não necessitam de imagens maqueadas pela necessidade da popularidade.


Durante a sessão houve colocações importantes dos vereadores Mago de Miro (PSB) e Washington Luiz Junior (PP) a respeito da necessidade de um cardiologista na cidade, referenciando requerimento votado e encaminhado ao executivo. Outro em destaque cita a obra do canal que deve ter caráter de urgência, já citado em texto postado anteriormente, em tempo online durante a sessão. Requerimento esse, lembrado pelo seu autor vereador Washington para ser acrescentado em seu cabeçalho o endereço de informação ao Ministério Público, cuja ação foi endereçada ao prefeito e ao secretário de obras do município.


As 12-22:00h o vereador Magnos José dos Santos(DEM) presidente da Câmara deu como encerrada a sessão e convocou os vereadores para no dia 20 de março, comparecerem a São José da Passagem onde será realizada mais uma sessão itinerante naquele Distrito. Essas sessões além de prestigiar os locais onde são realizadas, oportunizam momentos socializantes e de aproximação entre legisladores e representantes das comunidades circunvizinhas.



Um comentário:

  1. Todos nós sabemos que o código de trânsito já existe e como lei deve ser respeitado, mas acho que a justiça pode achar uma brechinha na lei e, considerando a realidade e a necessidade do nosso município, ceder um pouco. O que poderia ser cedido? Na minha opinião, apesar de entender que a moto é um transporte perigoso, acho que devido pouquíssimos cidadãos possuírem carros no nosso município, poder-se-ia liberar para que essas crianças fossem transportadas de moto, desde que fossem levadas com um outro acompanhante maior, visto que muitas precisam serem levadas ao hospital, à escola, etc. e os pais não têm condições de levá-las de carro.
    Apesar do código de trânsito proibir o transporte de mais de duas pessoas em moto, a obrigação do cumprimento dessa lei merece ser revista no nosso município, já que prejudicaria a maioria dos pais, que não têm condições de transportar seus filhos a não ser que seja de moto e ainda prejudicaria muito aos moto taxistas, que sobrevivem desse serviço.
    Com relação ao transporte de mais de uma criança ao mesmo tempo, inclusive no tanque da moto, acho que deve continuar a proibição, assim como para o transporte de mais de um passageiro adulto, para menores dirigir moto, para a utilização de canos que causam poluição sonora e ainda para excesso de velocidade, que deveria ter um limite máximo de 30 k/h.

    ResponderExcluir