quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PSDB NAS ELEIÇÕES 2010



Rogério Marinho debate cenário nacional e estadual para as eleições de outubro

Educação, projetos, alianças políticas, pesquisas de intenção de voto. Durante uma hora e meia, o deputado federal Rogério Marinho conversou com Salatiel de Souza, na Rádio Clube AM sobre os mais variados assuntos de interesse político-social do natalense. Confira os principais temas da entrevista:

Eleições Presidenciais
No âmbito nacional, Rogério comentou que o crescimento das intenções de voto para Dilma já era esperado. “A candidata do governo se beneficia coma popularidade do Presidente Lula, que tem feito campanha antecipada pela herdeira por todo Brasil. Além disso, não devemos esquecer que o Ibope trabalha com uma margem de erro de três pontos percentuais, ou seja, Serra pode estar com 36 ou 39 pontos e Dilma com 25 a 28”, afirmou o tucano.

A pesquisa Ibope/Diário do Comércio foi realizada entre os dias 6 a 9 deste mês e indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vota atingiu 9%.

Eleições Estaduais
A já anunciada aliança PSDB e DEM se fortalece a cada dia. O deputado federal reafirmou seu apoio à candidatura da Senadora Rosalba Ciarlini ao governo do estado e declarou que o escândalo do “mensalão dos Democratas” foi um fato isolado no Distrito Federal, ao contrário do “mensalão do PT” que foi institucionalizado em todo país. “Os próprios democratas trabalharam a retirada de arruda e seus quadros. Isso não afeta nossa coligação estadual”, enfatizou.

Outras conjunturas se agregam no RN. Para sucessão da Câmara dos deputados, o PSDB se alia ao PMN, PV e DEM. Já para Assembléia legislativa, o líder o tucanato estadual defende o maior número de candidatos, o que só seria possível com diferentes coligações para deputado estadual. “Os partidos ficam com um número maior de candidatos, o que favorece a campanha”, disse.

Educação
A greve dos professores da rede municipal de ensino foi comentada durante a entrevista. “Lamentavelmente, 52 mil crianças deveriam ter seu ano letivo iniciado hoje, mas terão que aguardar o final da greve para começarem as aulas”, declarou.

Principal luta de Rogério, a educação sempre é tema dos projetos do deputado na Câmara. Os destaques das suas maiores vitórias foram a Desvinculação das Receitas da União na Educação (DRU), medida que devolve ao MEC R$ 10 bilhões por ano, inserindo 3,5 milhões de crianças na educação básica de qualidade até 2016 e o Metrópole Digital, projeto que contou com a liberação R$ 22 milhões para a UFRN nos últimos três anos e capacita 1200 jovens do ensino médio anualmente.

O parlamentar revelou ainda que irá apresentar mais 2 projetos ligados à educação no primeiro semestre deste ano. Os temas não foram revelados.

Um comentário: