terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CONCURSO PARA A MARINHA DO BRASIL

Jornal Cajarana - Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Concurso para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros

A Marinha do Brasil publicou edital para realização de processo seletivo 2010 para admissão nas escolas de aprendizes-marinheiros. O concurso destina-se ao preenchimento de 2.200 vagas. As inscrições devem ser realizadas no período de 08 de fevereiro a 1º de março de 2010, através do site www.ensino.mar.mil.br.

A taxa de inscrição é de R$ 12,00. A inscrição também pode ser efetuada via Organizações Militares da Marinha. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 27 de abril, das 10:00 às 14:00h. O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 (quarenta e oito) semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.

Durante este curso, além de ser proporcionado alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).

Será facultado ao candidato manifestar preferência por cursar em uma das EAM, por ocasião da inscrição. Entretanto, a Marinha reserva-se o direito de, a título de redução dos custos com transporte ou a bem da Administração Naval, designar o candidato para qualquer outra das Escolas, atendendo, se possível, à classificação do candidato.

Na apresentação em uma das EAM, o candidato classificado dentro do número de vagas previsto será incorporado com a graduação de Aprendiz-Marinheiro (AM). Durante o Curso, os alunos serão submetidos a um Exame Psicológico, que terá como propósito avaliar os aspectos personalísticos, motivacionais e a compatibilidade do aluno com o perfil psicológico exigido para a carreira de Praças.

A aprovação neste exame será requisito para a promoção a Grumete (GR) e continuidade no curso da EAM. Ao concluir o Curso com aproveitamento, o GR prestará juramento à Bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço (Compromisso de Engajamento), por um período de 2 (dois) anos, contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros. A seguir, será designado para servir a bordo de Navio ou Organização Militar da MB, em qualquer parte do território nacional, onde será promovido a Marinheiro e cumprirá um Estágio Inicial (EI), destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação. Apenas os marinheiros aprovados no Estágio Inicial, considerados então plenamente adaptados à carreira naval, poderão permanecer no Serviço Ativo da Marinha (SAM). Desde que alcance os requisitos mínimos previstos no Plano de Carreira de Praças da Marinha, pela legislação em vigor, a última graduação na carreira de Praça é a de Suboficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário