quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARNAUBAIS - EDUCANDO PARA RECICLAR, UMA NOVA CONSCIÊNCIA CIDADÃ



Luizinho prefeito de Carnaubais

Em Carnaubais lixo reciclável vai virar material escolar

Esse é o nome do novo projeto municipal que vai estimular a comunidade escolar - e a sociedade em geral - a partir do ambiente familiar, no que diz respeito à coleta seletiva de material reciclável, como vidro, papel e plástico.

A campanha educativa, de aparência simples, é a etapa mais avançada do trabalho que vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2003 na cidade, quando a prefeitura implantou a coleta de material reciclável através de carroças.

O "Educar para Reciclar" visa, além de retirar do meio ambiente o material descartável, criar nos alunos uma consciência cidadã. Quem coletar garrafas, sacolas plásticas, papel ou vidros poderá trocar por material escolar (caderno, lápis, tubo de cola, borracha, apontador, régua). Para cada 15 garrafas pet, por exemplo, o estudante receberá um kit com vários itens.

O prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, o "Luizinho", diz que para este projeto funcionar é de fundamental importância a participação da sociedade. "Por isso estamos envolvendo a comunidade escolar, pois queremos formar uma rede de multiplicadores", esclarece.

Luizinho acredita que esta ação irar contribuir muito para a limpeza da cidade e da zona rural, possibilitando o avanço na qualidade de vida da população, combinando bons hábitos e respeito à natureza. O projeto pretende promover a educação ambiental e o debate sobre reciclagem e sustentabilidade com professores e alunos das escolas do município. A entrega do material será feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em horário e local a ser divulgado.

Cidade-distrito
Ao longo de 2009 foi retirada do lixo mais de 14 toneladas de material reciclável no município de Carnaubais, em sua maioria vidro, plástico rígido e papel. Todo esse material foi coletado através de carroças com tração animal, que além de não poluir o meio ambiente, ainda gera ocupação e renda para várias pessoas.

Todo o material é recolhido e separado na unidade de arrecadação e depois vendido para reciclagem, sendo o dinheiro revertido aos carroceiros-coletores. A Prefeitura quer dar apoio à criação de cooperativa para comercialização do material arrecadado na cidade e distritos rurais.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário