sábado, 2 de janeiro de 2010

ASSALTO À AGENCIA DO BB EM SANTANA DO MATOS


Sargento Da silva comanda o DPM local

Agência do BB em Santana do Matos volta as manchetes policiais: mais uma tentativa de assalto. "No perído de 1999 a 2003 foi a mais assaltada da região"


A agência do BB em Santana fazia mais de seis anos que não era assaltada. Em 2003 o efetivo policial em Santana era de três homens, o que facilitou na época (1999 a 2003), uma série de quatro assaltos e três tentativas ao local. A partir de 2003 o efetivo aumentou gradativamente e hoje a cidade tem um Destacamento de Polícia Militar (DPM) com um efetivo de 15 homens: dois sargentos e treze soldados. Atualmente comanda o destacamento o Sargento Da Silva com quem mantive contato telefônico as 01/20.00h e me falou detalhes sobre o ocorrido.

Fim de ano tranquilo com fato isolado

“Transcorreu com normalidade os festejos de Ano Novo na cidade: houve uma grande festa particular, onde nesse local, a ordem pública foi mantida por seguranças profissionais contratados pela direção do evento”, disse o Sgt Da Silva. “Sob meu comando foi feito o trabalho de rotina na rua, com presença ostensiva com a disponibilidade dos cinco homens de serviço no horário noturno”. Cita o comandante do DPM. Continua o Sgt Da Silva ...”Procedimentos foram feitos logo após a tentativa de assalto. Imediatamente foi comunicado aos Batalhões de Jucurutu, Assú e a Polícia Federal em Lajes”.


Policiamento Ostensivo

Como o próprio nome já designa dever ser o mais visível possível. Ele se realiza através da polícia ostensiva, por um conjunto de processos, de tipos e de modalidades. Policiamento Ostensivo, de competência da Polícia Militar, são todos os meios e formas de emprego da Polícia Militar, onde o policial é facilmente identificado pela farda que ostenta, como principal aspecto e de equipamentos, aprestos, armamento e meio de locomoção, para a preservação da ordem pública, observando critérios técnicos, táticos, variáveis e princípios próprios da atividade, visando a tranquilidade e bem estar da população.


Função do Policiamento Ostensivo

O policiamento ostensivo tem como função principal realizar a prevenção dos crimes, contravenções penais e de violações de normas administrativas em áreas específicas, como o trânsito, meio ambiente, poluição sonora entre outras. O policiamento ostensivo se constitui em medidas preventivas e de segurança, para evitar o acontecimento de delitos e de violações de normas.


A oportunidade faz o ladrão

O objetivo principal do policiamento ostensivo é atuar na eliminação da crença de que a oportunidade faz o ladrão. Se não existir oportunidade de delinqüir, então o crime também não existirá. Nunca será possível eliminar todas as oportunidades de delinqüir, mas pela atuação eficaz da polícia ostensiva, com policiamento ostensivo bem planejado e executado, estas podem ser extremamente minimizadas e diminuídas, muito mais pela sensação de presença, do que de efetiva presença real.

Policial e Comunidade

A presença real se caracteriza pelo contato direto da comunidade com o policial, ao passo que o potencial se dá pela sensação da presença. O policiamento preventivo tem que ser multipresencial, para dar à comunidade a sensação de presença real da polícia ao seu lado o tempo todo. É como a coleta de lixo: todas as ruas da cidade são atendidas em dias alternados da semana, criando-se assim, uma confiança entre o poder executivo municipal e a população com conceitos de obrigações e responsabilidades definidas. A analogia feita também serve para que se propague a eficiência e ações preventivas de nossa Polícia Militar na cidade.

Policiamento Ostensivo - o caminho para chegar à segurança
O policiamento freqüente e visível em todas as horas e em todos os bairros de uma cidade criam uma impressão de onipresença e onipotência. A reputação de que o policiamento ostensivo atende as ocorrências criminosas com rapidez e segurança, corre de boca em boca, através da imprensa falada, escrita e televisionada, e o futuro delinqüente e contraventor se convence, sem necessidade de experiência pessoal, de que o serviço de policiamento não falha.

Quadrilhas organizadas agem no interior
Deficiência de efetivo, armas inadequadas e a falta de veículos são dados acompanhados por elementos formadores de quadrilhas na região. Recentemente o governo do Estado apresentou a mídia um contingente de novos policiais e viaturas que foram adquiridos. Infelizmente para Santana do Matos e muitas cidades do Estado esses benefícios ainda não chegaram. Muitas cidades aguardam as datas festivas e principalmente a campanha eleitoral de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário