sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O ESTADO INVESTE 2,7 MILHÕES DE SEMENTES NA ZONA RURAL

AGRICULTURA

Distribuição de sementes beneficiará 25 mil agricultores do RN

Com investimento da ordem de R$ 2,7 milhões, o Governo do Estado inicia na próxima semana a entrega de sementes 210 mil quilos de sementes de milho, feijão, sorgo e algodão e 150 mil mudas de cajueiro anão precoce. Para possibilitar a entrega mais cedo este ano visando a possibilidade de um inverno a partir de dezembro na região do Oeste potiguar, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) se estruturou de forma especial.


Já na próxima semana, a Sape inicia a entrega das sementes aos 824 bancos de sementes que congregam 27 mil e 878 agricultores a serem atendidos nos 130 municípios. O crescimento é da ordem de 35,75% se comparados aos 607 bancos existentes no ano passado que reuniam 20.481 produtores rurais de 108 municípios.

Em função de perdas e da criação de novos bancos foi necessário comprar 70 toneladas de milho, 70 de feijão, 70 de sorgo. O secretário Francisco das Chagas destacou que ainda serão adquiridas 70 toneladas de algodão que fazem parte do programa de recuperação da cultura algodoeira no Estado que já vem sendo realizado nas regiões zoneadas para o plantio. Além disso, "vamos também continuar cumprindo o programa de recuperação dos pomares de cajueiro com a substituição da copa do cajueiro gigante e plantio do cajueiro anão", finalizou o secretário.


Nota do Blog:

R$ 2.7 milhões e 210 mil quilos de sementes para serem gastos e distribuidos para os municípios contemplados. Fazendo-se umas continhas de dividir, haja reais e sementes hein! Santana do Matos acredito que deverá receber alguns benefícios, as sementes geralmente chegam fora de tempo. As informações oficiais do Estado estão aí na mídia. Em boa hora, as Secretarias de Agricultura devem apresentar aos seus executivos, as necessidades e reivindicações dos pecuaristas e agricultores de suas respectivas regiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário